Acadêmicos da Universidade Feevale participaram da atividade promovida pela comunidade Kaingang Por Fi Ga
Nos dias 28 e 29 de abril, a comunidade Kaingang Por Fi Ga, localizada em São Leopoldo, realizou o Encontro de Atividade Cultural Indígena Kairu e Kamé. As atividades contaram com a participação de alunos e alunas do Mestrado Profissional em Indústria Criativa e do Programa de Pós-graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social da Universidade Feevale. As ações dos estudantes, que tiveram como foco a experiência intercultural, foram organizadas pelo projeto social Múltiplas Leituras: povos indígenas e etnodesenvolvimento.
Na ocasião, os acadêmicos acompanharam o preparo de comidas típicas, apresentação de grupos de danças, danças de resistência pela terra indígena, cerimonial de pajelância, com queima de ervas medicinais, e feira de artesanato – que é a principal fonte de renda da comunidade.
A partir de ações como essa, podemos entender como a extensão universitária propicia momentos sensíveis e reflexivos que contribuem para a diminuição do preconceito em relação aos povos indígenas e, nessa medida, consolida o compromisso da Feevale com a pluralidade e a diversidade cultural”, afirma o líder do projeto, professor Norberto Kuhn Junior.
Saiba mais
O Encontro de Atividade Cultural Indígena Kairu e Kamé recebeu, de 28 a 30 de abril, todos os povos da região metropolitana e serra gaúcha, além das comunidades Xokleng, Guarani e Charruas, para um grande momento de confraternização e resgate cultural, com jogos, danças e rituais. O evento contou com o apoio da Universidade Feevale.