Ensaio de proficiência aponta qualidade de laboratório da Feevale para realização de testes de Covid-19 | Universidade Feevale

Ensaio de proficiência aponta qualidade de laboratório da Feevale para realização de testes de Covid-19

01/12/2020 - Atualizado 11h06min

laboratório microbiologia molecular

Laboratório de Microbiologia Molecular foi novamente avaliado, dessa vez para exames em saliva

Após passar por mais uma fase de avaliação de proficiência, o Laboratório de Microbiologia Molecular da Universidade Feevale, que realiza os testes de detecção de Covid-19 para vários municípios e empresas, recebeu, também, a certificação para análises em amostras de saliva. Isso significa que o laboratório passou pelos rígidos testes comparativos, feitos com laboratórios de todo o Brasil, obtendo 100% de acerto nas etapas das quais participou, e pode oferecer testes confiáveis, também, nesse tipo de matriz. A iniciativa foi da Controllab, que disponibilizou a laboratórios a avaliação dos resultados, como forma de auxiliar na análise do desempenho analítico dos seus sistemas.

O ensaio de proficiência é uma ferramenta que serve para determinar o desempenho do laboratório. Aliado ao controle interno e a uma gestão comprometida com a qualidade, promove um profundo conhecimento dos processos de análise, garantindo, assim, a confiabilidade dos seus resultados.

Isso é fruto, não só da experiência que o laboratório possui nesse tipo de análise, mas, também, da dedicação e qualificação de toda a sua equipe, composta por profissionais e acadêmicos voluntários, e do compromisso que todos têm em fazer adequadamente o processamento das amostras”, diz Fernando Spilki, professor do mestrado em Virologia e coordenador do laboratório.

Saiba mais

O Laboratório de Microbiologia Molecular da Universidade Feevale recebe amostras de 40 municípios conveniados, em sua maioria dos vales do Sinos e do Caí. O material é coletado nos espaços de saúde dessas cidades e encaminhado à Universidade. Além disso, a Instituição realiza testes para as empresas, já tendo atendido, até o momento, mais de 250. Os exames, tanto para os municípios como para as organizações, ficam prontos de 24h a 48h a partir do recebimento dos materiais. Para obter o serviço, as prefeituras e empresas devem entrar em contato com a Diretoria de Inovação, por meio do e-mail tecnologico@feevale.br ou pelos telefones (51) 3597-5802 e (51) 98295-0945.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.