Equipamento de última geração mede composição corporal de forma precisa | Universidade Feevale

Equipamento de última geração mede composição corporal de forma precisa

04/11/2016 - Atualizado 10h17min
Universidade Feevale passa a contar com um bioimpedanciômetro, que auxiliará nos atendimentos da área da Saúde

Os cursos da área da Saúde da Universidade Feevale passaram a contar, neste segundo semestre, com o equipamento mais moderno e preciso para avaliação da composição corporal. Trata-se de um bioimpedanciômetro, o InBody770, modelo de última geração que permite a avaliação em cinco segmentos do corpo (braço direito, braço esquerdo, tronco, perna direita e perna esquerda). O equipamento analisa a composição corporal pelo método da Bioimpedância Direta Multifrequêncial, efetuando diversas medições de forma simultânea, aplicando microcorrentes de seis frequências diferentes sendo que, a cada momento, é medida a impedância* de cada segmento do corpo. O exame feito no aparelho, que representa um investimento de quase R$ 90 mil, leva 30 segundos para ser concluído.

Os resultados de impedância obtidos permitem que se calcule o volume mais preciso de água do organismo, sendo medidas com exatidão as quantidades de massa magra e massa gorda do corpo. A Clínica de Nutrição, localizada no prédio Branco, no Câmpus II (ERS-239, 2755), em Novo Hamburgo, utilizará o teste como parte integrante das consultas de pacientes atendidos via ficha socioeconômica, porém, no próximo ano, o exame será oferecido como um método independente de avaliação nutricional, mesmo sem necessidade de consulta, com custo individual. Para fazer o exame, o paciente deve estar em jejum de quatro horas e sem acessórios, como joias e relógios, por exemplo.

De acordo com a coordenadora do curso de Nutrição, Claudia Denicol Winter, esse aparelho é um suporte para a avaliação nutricional em diferentes situações. “Por ser um equipamento de alta tecnologia, possibilita a complementação de diagnósticos na análise de composição corporal, garantindo um correto diagnóstico e tratamento”, explica. “Desta forma, auxilia na tomada de decisões e ajustes nas ações de programas de prevenção e combate às doenças, possibilita maior adesão aos tratamentos e programas de mudanças de hábitos e contribui para a obtenção de dados estatísticos confiáveis, os quais poderão ser utilizados em pesquisas”, ressalta. Entre as doenças que são beneficiadas com uma análise criteriosa da composição corporal, conforme a professora, estão a obesidade, a hipertensão e as doenças cardiovasculares, que, atualmente, têm alta incidência na população mundial.

Confira os resultados que podem ser obtidos com o bioimpedanciômetro

- Composição Corporal: água intracelular, água extracelular, água corporal total, proteína, massa magra, minerais, gordura, peso
- Análise Músculo - Gordura: peso, massa muscular esquelética, massa de gordura
- Análise de Obesidade: Índice de Massa Corporal (IMC), porcentual de gordura
- Análise da Massa Magra Segmentar: braço direito, braço esquerdo, tronco, perna direita, perna esquerda, porcentual em relação ao peso ideal, porcentual em relação ao peso atual
-Análise da Água Extracelular: taxa de água extracelular em relação à água corporal total
- Pontuação InBody
- Controle de Peso: peso ideal, controle de peso, controle de músculo, controle de gordura
- Análise da Gordura Segmentar: massa de gordura em cada segmento, porcentagem em relação ao padrão
- Dados adicionais: água intracelular, água extracelular, taxa metabólica basal, relação cintura-quadril, nível de gordura visceral, grau de obesidade, conteúdo mineral ósseo, massa celular corporal, circunferência do braço, circunferência muscular do braço
- Histórico da Composição Corporal: peso, massa muscular esquelética, porcentual de gordura, taxa de água extracelular
- Ângulo de Fase corporal

*Impedância: resistência da água presente no corpo à passagem de uma corrente elétrica. A partir dos níveis de resistência, é possível medir a quantidade de água em cada segmento corporal.
 
 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.