Campanha de acadêmicos da UFSM foi a escolhida pelo cliente do evento, Unimed Vale do Sinos
Após uma noite intensa de criatividade e troca de ideias, o 14º Madrugadão, promovido pelo curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Feevale, teve seus vencedores revelados na manhã deste sábado, 7. Vindos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), a equipe Setequatro teve a sua campanha escolhida pelo cliente dessa edição, Unimed Vale do Sinos. Neste ano, o evento foi feito através da plataforma on-line Discord, em razão das medidas de distanciamento social, mas isso não foi impeditivo para que os participantes exercessem, na prática, atividades do mercado de comunicação.
Para Eduardo Moura, líder da equipe vencedora, o Madrugadão exigiu muito preparo, principalmente por ser a primeira participação do time. "Não sabíamos muito bem como seria o processo nem os desafios que enfrentaríamos. Por outro lado, buscamos não ter medo nem nos comparar, pelo fato de sermos de uma faculdade voltada para a academia", explica. Segundo ele, o engajamento e a sintonia do time fizeram a diferença. "Não posso deixar de comentar sobre o time de direção de arte e produção, além das nossas relações públicas, que foram essenciais para o andamento do trabalho, principalmente em estratégia e redes sociais", destaca. Ele fala que a ficha ainda não caiu. "Não é todo dia que uma campanha pode ser veiculada por um cliente como a Unimed. Tenho certeza que agora, como profissionais, estamos muito mais cientes da nossa capacidade e esforço.
Uma das propostas do evento é dar aos estudantes de Comunicação a oportunidade de criar uma campanha publicitária real. Segundo Anelise Cornelius, coordenadora de Marketing e Sustentabilidade da Unimed Vale do Sinos, a empresa valoriza muito o relacionamento com as universidades, buscando "sair da caixinha" e trazer a inovação e insights. "Às vezes, ficamos muito presos a regras e gestão de marca, portanto, é muito bacana ter essa interação com pessoas de fora e, principalmente, com mentes jovens ", afirma. Mesmo assim, ela conta que a escolha do vencedor foi um processo acirrado. Para facilitar, eles resolveram criar um sistema de ranking e pontuação. "Dessa maneira, percebemos os diferenciais da equipe: atendimento, slogan – que ficou muito próximo do que já trabalhamos – e planejamento", conta.
O professor Luis Rauber, coordenador do curso de Publicidade e Propaganda da Feevale, destaca que esse tipo de atividade que o Madrugadão proporciona é extremamente importante para os acadêmicos, pois possibilita o contato com uma grande marca, além da relação com profissionais de mercado, professores e outros estudantes. "Dessa maneira, há uma visão de como as atividades ocorrem, de como existe uma dificuldade de conhecer todos os fatores envolvidos no processo de comunicação e demonstra, de maneira clara, a importância da publicidade para a sociedade", diz. Ele ressalta, ainda, a parceria da Unimed Vale do Sinos no andamento do evento.
Ela representa uma marca em evolução, com uma visão inovadora, assim como a Universidade Feevale, para atuar no mercado e criar produtos relevantes. Além, é claro, do apoio neste período de pandemia, numa modalidade digital", conclui.
Onde a campanha será veiculada
Anelise explica que a campanha ainda precisará passar por um processo de aprovação interna, com a diretoria e conselho da Unimed Vale do Sinos. "Ela tem grandes chances de ser aprovada, e queremos colocá-la na rua no ano que vem", diz. Ela complementa afirmando que, como há um trabalho tanto on-line quanto físico, a campanha poderá ser conferida em veículos locais, como jornais e rádios da região, além da mídia digital e painéis.
Sobre o Madrugadão
Promovido pelo curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Feevale, o Madrugadão chegou à sua 14ª edição em 2020. É voltado para estudantes de Comunicação que buscam exercer seu aprendizado de maneira prática, trazendo um cliente real para que seja criada uma campanha publicitária completa sobre ele. O evento ocorre sempre no início da noite a estende-se pela madrugada, sendo finalizado na manhã de sábado. Nesse ano, em razão do distanciamento social, o evento foi realizado de maneira on-line, mas isso abriu a possibilidade de que pessoas de todo o Brasil pudessem se inscrever.