Escola de Aplicação Feevale desafia estudantes na Semana do Meio Ambiente | Universidade Feevale

Escola de Aplicação Feevale desafia estudantes na Semana do Meio Ambiente

01/06/2020 - Atualizado 02/06/2020 13h48min

Desafio Virada Sustentável é compartilhado em todos os níveis de ensino

Desafio

Com o objetivo de estimular hábitos saudáveis e de preservação ambiental, a Escola de Aplicação Feevale realiza o Desafio Virada Sustentável, que celebra a Semana do Meio Ambiente. Durante o desafio, que começou nesta segunda-feira, 1º, e segue até quinta-feira, 4, os alunos devem, de forma individualizada ou apoiada na família, desenvolver iniciativas diárias, de acordo com a temática relacionada e, posteriormente, publicá-la no ambiente virtual Blackboard.

A segunda-feira foi destinada a compartilhar amor, alegria, dicas de leitura, músicas, filmes, poemas e ações de carinho junto da família ou dos pets. A terça-feira reserva momentos para praticar hábitos saudáveis e evitar o uso de embalagens descartáveis e de produtos industrializados. A quarta-feira foi escolhida para ser o dia de preparar as refeições em casa, ser sustentável, evitar deslocamentos. E quinta-feira, dia do tradicional #tbt, é o momento para relembrar os momentos de passeio na natureza, que os dias de isolamento social não permitem.

Conforme a diretora da Escola, Janine Vieira, o meio ambiente é um tema vivo e abordado em todos os níveis de ensino, de maneira transdisciplinar dentro dos projetos dos ciclos. Pela relevância, ela conta que a temática é discutida desde a Educação Infantil, a partir da curiosidade das crianças sobre a natureza, até o Ensino Médio, por meio de discussões com embasamento científico entre professores e estudantes.

Compreender os fenômenos que nos rodeiam é importantíssimo para termos poder de escolha, por reduzir a quantidade de resíduos sólidos, pelo material de uma embalagem ou de outra, no momento da compra, por consumir frutas da estação, por incentivar produtores e empresas locais e por mudar hábitos diários”, aponta Janine. “O Desafio Virada Sustentável é mais uma forma de promover reflexões sobre esse assunto tão relevante. Pequenas atitudes parecem pouco, frente a grandeza da questão ambiental, mas acreditamos que é o somatório dessas atitudes que podem mudar o mundo”, complementa.

Por estarmos passando por um problema ambiental, em virtude da pandemia de coronavírus, o professor de Ciências do 3º Ciclo da Escola, Samuel Henrique Noll, revela que não só nesta semana, mas em todos os dias, as pessoas devem se preocupar com o meio ambiente, sendo uma demonstração de amor, respeito e bem querer.

Essa reflexão precisa virar ação, precisa ser a base das nossas inspirações, desejos e diretrizes de políticas públicas. Refletir e lutar por um meio ambiente melhor deve ser corriqueiro, porque o Dia Mundial do Meio Ambiente é todos os dias”, enfatiza.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.