Espaço da Prefeitura de Esteio e da Feevale na Expointer tem foco na inovação para o agronegócio | Universidade Feevale

Espaço da Prefeitura de Esteio e da Feevale na Expointer tem foco na inovação para o agronegócio

29/08/2022 - Atualizado 10h12min

abertura expointer

Estande fica localizado próximo à Praça Central do Parque Assis Brasil

A Prefeitura de Esteio e a Universidade Feevale inauguraram na manhã deste domingo, 28, na 45ª Expointer, o Espaço Institucional Feevale/Esteio, que sediará atividades focadas na inovação, com objetivo principal de dar visibilidade a startups que oferecem produtos e serviços para a área de agronegócio. A abertura do espaço, que fica localizado próximo à Praça Central do Parque de Exposições Assis Brasil, foi feita pelo prefeito Leonardo Pascoal e pelo reitor Cleber Prodanov.

Em sua fala, Prodanov destacou a parceria entre a Feevale e a Prefeitura e lembrou que as conversas e os projetos andam muito rápido em Esteio.

Nos sentimos muito bem acolhidos aqui e estimulados a participar desta comunidade. Estamos olhando mais longe para a questão do agronegócio, pensando em desenvolver projetos em todas as áreas do conhecimento, assim como empresas e negócios, colaborando para a diversificação do município e também do Estado do Rio Grande do Sul”, afirmou Prodanov.

O reitor chamou a atenção para o fato de Esteio ser conhecida mundialmente pela Expointer e que o município deve ser um local permanente de desenvolvimento de boas ideias para o setor do agronegócio. “Para isso, temos que juntar as empresas, o poder público e a universidade. Esta é uma semente que lançamos para atrair novas forças econômicas e sociais e tornar Esteio e o Estado cada vez mais pujantes”, disse Prodanov, acrescentando que a Universidade Feevale não está voltada apenas ao conhecimento, mas à transferência do conhecimento em prol do desenvolvimento.

O prefeito Leonardo Pascoal iniciou seu discurso destacando a parceria com a Feevale e a agilidade com que a Universidade dá andamento às demandas de Esteio e os projetos apresentados pelo Município. O chefe do Executivo citou, como exemplo, a missão de educadores de Esteio à Finlândia, a pesquisa realizada com ampla testagem de moradores de Esteio durante a pandemia de Covid-19 e a implantação na cidade de uma unidade do Feevale Techpark.

Quando a Feevale instalou o polo aqui em Esteio disse que a chegada em nossa cidade era para criar raízes, para trazer desenvolvimento e proximidade com a comunidade e, de fato, a gente percebeu, ao longo do tempo, que isso realmente aconteceu”, frisou Pascoal.

Pascoal seguiu sua fala lembrando que a parceria tem, também, um objetivo futuro muito importante e que já está sendo construído. “Ao longo dos próximos dias teremos uma programação que vai trazer bons debates e conversas, que é a semente que estamos plantando para a constituição futura de um hub do agronegócio aqui no Parque Assis Brasil”, afirmou. “Que este espaço possa ser local de produção e difusão de conhecimento. Que seja terra fértil para que as sementes aqui plantadas possam dar frutos não apenas na Expointer, mas, especialmente depois dela, com a consolidação dos projetos que estamos imaginando”, finalizou.

Programação

Ao longo da semana, serão realizadas diversas atividades no espaço da Feevale e da Prefeitura. Nesta segunda-feira, 29, às 15h, acontece o painel Como a inovação aberta pode acelerar a transformação dos negócios, ministrado pela diretora de Inovação da Feevale, Daiana de Leonço Monzon; pelo CEO da Fourge, Luciano Luis Mantelli; e pelo head de Expansão Global do exoHub, Michel Costa. Após, serão apresentadas iniciativas dos hubs de inovação aberta na saúde, educação e agro.

Na terça-feira, 30, às 14h, será lançado o Hackaton Esteio Campo Inteligente. Estarão presentes o reitor Cleber Prodanov, o prefeito Leonardo Pascoal e o head de Expansão Global do exoHub, Michel Costa. Na quinta-feira, 1º, às 14h, o gerente de Inovação da Claro Brasil e fundador da beOn, Diogo Natacci, falará sobre o 5G no agronegócio e os hubs de inovação como indutores de futuro.

No sábado, às 9h30min, o CEO da Fourge, Luciano Luis Mantelli, fará a palestra Transformação do agro e o futuro: o que esperar dos principais movimentos de inovação no agro. Às 10h30min, ocorrerá o painel Modelos inovadores de investimento para o agronegócio: conversa com players que estão transformando este mercado, com a participação de representantes do exoHub, FCJ Venture Builder e Fazendas SA e mediação de Luciano Mantelli, da Fourge. Às 11h30min, haverá um momento de integração envolvendo professores e estudantes do curso de Medicina Veterinária e produtores e criadores de cavalos crioulos, quando será apresentado o Hospital Veterinário Feevale.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.