16/12/2016 - Atualizado 19/12/2016 09h08min
Guilherme Rech e Felipe Baptista Dieter participarão de um curso de inverno de seis semanas
Seis semanas de imersão na língua e nos costumes alemães. Os acadêmicos da Universidade Feevale Guilherme Rech e Felipe Baptista Dieter terão essa experiência a partir do fim deste ano. Ambos foram contemplados com a bolsa de estudos Winterkurs (Curso de Inverno de Língua e Cultura alemãs), por meio do Deutscher Akademischer Austauschdienst – Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD), que inclui 150 horas de aula. Para obtê-la, é necessário atender a algumas exigências, como notas iguais ou superiores a 8, conhecimentos em alemão correspondentes ao nível intermediário B1 e carta de motivação escrita em alemão.

Rech, que é estudante de Sistema de Informação, estudará no Institut für Internationale Düsseldorf (IIK), na cidade de Düsseldorf. “É a primeira vez que viajo para a Alemanha e realizarei um sonho de infância. Com essa bolsa, conseguirei unir o útil ao agradável, pois serão quase dois meses estudando alemão, juntamente de pessoas de outros estados e países. Acredito que essa viagem será muito importante, tanto para melhorar minha fluência no idioma quanto para minha vida acadêmica, pois poderei trocar experiências com acadêmicos de estrangeiros de Sistemas de Informação”, destaca Rech, que embarcará para Düsseldorf no dia 31 de dezembro e retornará para o Brasil no dia 12 de fevereiro.

Já Dieter, que é acadêmico de Engenharia Mecânica, embarcará dia 11 de janeiro de 2017 e estudará na Universität zu Köln, no oeste da Alemanha. O retorno está previsto para 26 de fevereiro. “É a segunda vez que vou para a Alemanha. Estive entre janeiro e fevereiro deste ano lá, quando fui a turismo. Dessa vez, terei seis semanas para desenvolver meu alemão e fazer bons amigos, pois acredito que isso acrescentará muito na minha vida acadêmica e pessoal. Além disso, ter no currículo a conquista de um curso financiado pelo DAAD me facilitará o ingresso em alguma universidade alemã, no futuro, tanto para a realização de mestrado quanto de doutorado”, falou.
Sobre o DAAD
O DAAD oferece, para jovens estudantes brasileiros, argentinos, australianos, chilenos, equatorianos, colombianos, namibianos, neozelandeses, paraguaios, peruanos, zimbabuanos, sul-africanos e uruguaios, em cooperação com as Universidades de Düsseldorf, Berlim, Duisburg/Essen, Freiburg, Kassel, Köln e Leipzig, o curso Hochschulwinterkurs – um programa com duração entre 4 e 6 semanas em língua e cultura alemãs. O “Winterkurs” destina-se, preferencialmente, a estudantes que pretendam, no futuro, realizar uma pós-graduação na Alemanha e que já tenham proficiência no idioma alemão.