Desafio foi lançado aos acadêmicos a fim de expandir os negócios da Inbeauty
A empresa Inbeauty, instalada no Hub One Porto Alegre, unidade do Feevale Techpark na capital gaúcha, lançou, neste semestre, o desafio A Internacionalização dos produtos – Hair and Nails; Antiaging e Fit aos acadêmicos do curso de Comércio Exterior. Os 23 alunos da disciplina Prática Aplicada: Business Case Studies terão que criar soluções para uma proposta real de internacionalização do negócio, sob a orientação do professor José Antônio Ribeiro de Moura, e do coordenador do curso, André Luciano Viana.
A empresa tem como objetivo expandir os negócios para qualquer mercado, trazendo o preceito de fazer a primeira venda.
Quando se compra ou se vende a outras nações, convive-se com diferenças culturais e comerciais, assim como com questões legais”, afirma Luis Cunha, CEO da Inbeauty.
A partir da apresentação do desafio, os estudantes formaram grupos e iniciaram os estudos para obter conhecimentos prévios da empresa, como mercado, perfil de público, concorrência e formas de comercialização, entre outros quesitos.
Para Viana, a Inbeauty proporcionará uma oportunidade ímpar para que os estudantes possam praticar os conteúdos do curso.
É uma proposta real que visa buscar os meios de viabilizar o negócio no mercado internacional e avaliar a capacidade da empresa de competir nesse novo mercado, o cenário econômico local, os potenciais concorrentes, a legislação, as formas de venda e os preços”, explica o docente.
Os estudantes terão, também, que pesquisar nos órgãos oficiais de comércio exterior a aceitação do produto no mercado alvo, qual será o melhor caminho para a entrada, além de explorar a cultura e os costumes da população dos países. No final do semestre, após a verificação das tratativas operacionais logísticas e documentação exigida na negociação, eles apresentarão à empresa, por meio de um hackathon, as sugestões de potenciais países para a comercialização dos produtos e os benefícios alcançáveis.