Estudantes desenvolvem estudo preliminar de guaritas para o Litoral do Rio Grande do Sul | Universidade Feevale

Estudantes desenvolvem estudo preliminar de guaritas para o Litoral do Rio Grande do Sul

06/07/2021 - Atualizado 15h59min

Demanda foi proposta pela Associação dos Salva-Vidas Militares do Estado

maquete

Nesta segunda-feira, 5, os acadêmicos da disciplina Projeto I - forma e composição arquitetônica, do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Feevale, apresentaram um estudo preliminar à Associação dos Salva-Vidas Militares do Rio Grande do Sul (Asavime-RS). A partir da base de conteúdos teóricos e práticos da disciplina, os estudantes, orientados pelos professores Alexandre Rosa Bento e Carlos Henrique Goldman, utilizaram métodos de estudos gráficos e produziram maquetes físicas em escala com um projeto modelo de postos de salvamento (guaritas) para o Litoral do Estado.

Além das maquetes, o estudo contempla plantas baixas, cortes, fachadas, memorial descritivo e perspectivas em 3D. O projeto foi apresentado para o sargento Aragão e o soldado Renan Pradier, representantes da Asavime-RS, e para Ignácio Maria Benites Moreno, representante do Centro de Estudos Costeiros Limnológicos e Marinhos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que também palestrou sobre o bioma do Litoral Norte para os estudantes.

Consideramos que tais atividades contribuem para uma efetiva qualificação na formação do aluno, pois foram expostos a um contexto muito rico de informações e vivências. Foi uma experiência completa de um estudo de projeto arquitetônico e um processo criativo completo”, ressalta Bento.

A exposição dos trabalhos foi realizada de forma virtual e possibilitou a reunião de convidados que estavam em diferentes cidades. Com a oportunidade proposta pela Asavime-RS, os estudantes puderam aprofundar os conhecimentos complementando a teoria e a prática, com a experiência de uma demanda real.

A conjugação de esforços para a realização de projetos conjuntos de ensino, pesquisa, extensão, inovação e intercâmbio técnico-científico e cultural, visa proporcionar aos alunos a experiência de colocar a vivência acadêmica na prática, cumprindo o objetivo de suprir as demandas da sociedade e formar melhores profissionais para o mercado”, destaca a coordenadora dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design de Interiores, Luciana Néri Martins.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.