Exposição dá visibilidade à trajetória de migrantes e refugiados que vivem no Vale do Sinos | Universidade Feevale

Exposição dá visibilidade à trajetória de migrantes e refugiados que vivem no Vale do Sinos

30/08/2023 - Atualizado 15h56min

conexões Conexões, retrato de Elysée Bazile, do Haiti, junto com os seus amigos brasileiros Dilson e Jana. Fotografia impressa sobre tecido. Crédito: Coletivo Território Nômade

Mostra Conexões Nômades, que abre no dia 6, na Casa das Artes de Novo Hamburgo, conta história de estrangeiros que moram na região

Migrantes e refugiados têm buscado, nos últimos anos e com maior intensidade, a nossa região, fazendo com que novas conexões fossem estabelecidas. A partir da próxima quarta-feira, 6 de setembro, a comunidade poderá refletir sobre essas relações, por meio da exposição Conexões Nômades, na Casa das Artes, em Novo Hamburgo. Realizada pelo projeto social Centro de Educação em Direitos Humanos (Ceduca DH) da Universidade Feevale e pelo projeto de pesquisa Território Nômade, um coletivo de artistas que surgiu dentro da Instituição, a mostra tem o objetivo de fazer o público pensar sobre as trocas que podem nascer do encontro de culturas diversas.

A exposição foi construída a partir da relação com migrantes que vivem no Vale do Sinos. Muitos deles participam de encontros semanais oferecidos pela Feevale, por meio do projeto social Centro de Educação em Direitos Humanos (Ceduca DH), que acolhe e ministra oficinas para migrantes e refugiados que vivem na região. Desde 2018, o coletivo Território Nômade se uniu ao projeto através da prática de oficinas de criatividade.

As obras que compõem a mostra foram criadas com intuito artístico e pedagógico: para refletir sobre as migrações a partir da arte, tendo como eixo principal tanto as migrações históricas como as contemporâneas no Vale do Sinos, ambas importantes para a construção de nossa sociedade”, explica a coordenadora da exposição, Laura Ribero.

Conexões Nômades dá visibilidade as histórias de migrantes, de refugiados e de indivíduos, demonstrando que é possível construir pontes com pessoas de outras culturas e ideologias. A exposição conta com desenhos, fotografias e vídeos de migrantes que participam do projeto Ceduca DH, assim como mulheres idosas que são imigrantes ou descendentes de imigrantes e que contam a suas experiências de vida.

A mostra é resultado de um concurso cultural, realizado por meio de edital, que o projeto de pesquisa Território Nômade venceu em 2020, para ocupação da Galeria Municipal de Arte na Casa das Artes, em Novo Hamburgo. Por conta da pandemia de Covid-19, a exposição teve de ser adiada para este ano. A exibição possui recursos de acessibilidade, no intuito de incentivar a inclusão social em espaços culturais.

Parceria entre o coletivo Território Nômade e o projeto social Ceduca DH

O Território Nômade é um coletivo interdisciplinar que tem como foco a realização de trabalhos artísticos relacionados ao tema de migração. O grupo nasceu em 2018, na Universidade Feevale, e trabalha com o propósito de planejar e realizar projetos criativos vinculados ao projeto social Ceduca DH, que atende a migrantes e refugiados da região do Vale do Sinos. Os artistas que participam são acadêmicos e egressos da graduação, de diversas áreas, como: Artes Visuais, Fotografia, Design Gráfico, Arquitetura e História; assim como estudantes e egressos do Programa de Pós-Graduação em Processos e Manifestações Culturais.

SERVIÇO

Conexões nômades

  • Data: de 6 a 28 de setembro
  • Local: Casa das Artes (Rua Primeiro de Março, Nº 59 – Centro, Novo Hamburgo)
  • Visitação: gratuita, de terça a sexta-feira das 9h às 17h45min e sábado das 9h às 15h45min
  • Coordenadora: Laura Ribero
  • Curadoria: Nilza Colombo e Walter Karwatzki
  • Participantes: Amanda Borges Machado, Amanda Noé, Ariadny Amaral, Camila Bauermann, Camila Vedana, Cristiane Lawall, Danieli Robinson, Denise Azeredo, Diogo Mascarenhas, Gabriel de Souza, Gilbeli Ughini, Karina Koch, Kelly Bernardo Martinez, Marcia da Silva, Mona Locks, Thais Reis e Vítor Macedo
  • Parcerias: Galerias em Trânsito, Conexão Cultural, Coral Canto e Vida, Projeto Aruanda: morada da cultura e da história afro-brasileira, Escola de Aplicação Feevale, Programa de Educação Tutorial (PET Feevale) e Sicredi Pioneira

Atividades gratuitas e abertas à comunidade

  • Coquetel de abertura: 6 de setembro, quarta-feira, às 20h
  • Visita guiada e oficina de desenho no campo expandido: 14 de setembro, quinta-feira, às 19h30min
  • Bate-papo com o coletivo Território Nômade: 19 de setembro, terça-feira, às 19h30min

Contatos: (51) 3600-1109 / culturanh@novohamburgo.rs.gov

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.