Exposição Presença na Ausência instiga a reflexão sobre a pandemia | Universidade Feevale

Exposição Presença na Ausência instiga a reflexão sobre a pandemia

12/01/2021 - Atualizado 13/01/2021 15h50min

Mostra, que estreará na próxima segunda-feira, 18, retrata a preocupação com a acessibilidade

exposição Obra O sempre lindo Viaduto da Borges, de Leandro Selister

A fim de refletir sobre a pandemia do coronavírus pelo viés da arte, a exposição virtual Presença na Ausência estará disponível para visitação a partir das 18h da próxima segunda-feira, dia 18. A mostra, organizada pelo Programa de Pós-graduação em Diversidade Cultural e Inclusão da Universidade Feevale, é voltada para todos os públicos, incluindo pessoas com deficiência visual, auditiva e com mobilidade reduzida, que poderão vivenciar a exposição por meio de audiodescrição, libras, legendas ou utilizando um leitor de tela.

Para garantir essa acessibilidade foi reunida uma equipe multidisciplinar, com profissionais das áreas de Artes, Tecnologia da Informação, Psicologia, Design e Arquitetura, entre outras. O grupo trabalha desde o mês de setembro para converter o Espaço Cultural, localizado no 4o andar do Teatro Feevale, em um ambiente 3D, de maneira acessível. "A exposição foi pensada no virtual devido à pandemia, mas, com a proposta da mostra, queríamos dar o máximo de presença física aos visitantes, por isso escolhemos o Espaço Cultural Feevale. A partir disso, contatamos os responsáveis pelo local e eles nos forneceram as plantas para que a nossa arquiteta pudesse recriar o ambiente de forma on-line, com o mais próximo do real possível", explica Sheisa Bittencourt, uma das responsáveis pela exposição. Além disso, consultores cegos têm orientado cada etapa do trabalho.

A exposição Presença na Ausência exibe cerca de 50 obras, entre arte digital, fotos, vídeos, pinturas, desenhos, bordados e colagens, de 22 artistas participantes. Os trabalhos refletem diferentes aspectos da vida durante a pandemia, como a solidão e as novas formas de estar junto, a ausência física e a presença digital. Uma fotografia de Carlos Donaduzzi, por exemplo, exibe uma mesa com café da manhã, mas a única pessoa à vista está no monitor de um tablet. Já Magna Sperb fala sobre a saudade, no trabalho Teu Cheiro em Mim, no qual mistura fotos de família com os frascos de perfume que eram usados pela sua mãe.

Além desses e outros nomes de destaque na arte no Rio Grande do Sul, a exposição inclui a paranaense Mariana Corteze, a paulista Marcela Novaes, a canadense Piper Maru, o chinês Zhang Qinzhe e os portugueses José Maçãs de Carvalho e Pedro Santos. Todos os artistas gravaram vídeos sobre as obras, material extra que estará disponível no hotsite da exposição. Para visitar, basta acessar o site presencanaausencia.com.br, a partir do dia 18 de janeiro.


Pesquisa acadêmica
A mostra nasceu como um projeto acadêmico da artista France Amaral e da designer Sheisa Bittencourt, doutorandas do Programa de Pós-graduação em Diversidade Cultural e Inclusão da Feevale e bolsistas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). As pesquisadoras são irmãs e há anos militam por inclusão social, por isso a exposição traz uma preocupação ímpar com a acessibilidade.

A partir de um levantamento dos recursos de acessibilidade oferecidos em grandes museus e galerias, as pesquisadoras perceberam como a inclusão é urgente nesses espaços.

Nem mesmo o Louvre é acessível a cegos. Só as grandes instituições têm navegação 3D. Mas não encontramos nenhuma exposição completa com todos os quesitos de acessibilidade, como estamos propondo”, ressalta Sheisa. “A questão da falta de acessibilidade não é um problema das artes visuais, do design, da arquitetura; é estrutural”, completa France.

Serviço
Presença na Ausência

Abertura: 18 de janeiro de 2021, às 18h

Período de exibição: de 18 de janeiro a 18 de junho de 2021

Acesso: gratuito, pelo site presencanaausencia.com.br

Classificação: livre

Redes sociais: www.facebook.com/expopresencanaausencia e www.instagram.com/pgdiversidadefeevale

Artistas participantes: Ananda Kuhn, Ariadne Decker, Carlos Donaduzzi, Chana de Moura, José Maçãs de Carvalho, Leandro Selister, Letícia Lampert, Lisi Wendel, Magna Sperb, Marcela Ferreira Novaes, Mariana Corteze, Martina Berger, Milton Schaefer, Mitti Mendonça, Paula Ruskowski, Pedro Santos, Piper Maru, Rochele Zandavalli, Silvia Rodrigues, Verlisa Navacosta, Victoria Kubiaki e Zhang Qinzhe.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.