Evento segue até esta quinta-feira, 18, em Porto Alegre
Teve início, nesta terça-feira, 16, o InovaEduBr Summit 2024, que reúne professores, pesquisadores, empreendedores, investidores e agentes públicos para discutir os avanços teóricos e práticos no contexto da inovação em educação. O evento segue até esta quinta-feira, 18, no Centro Cultural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, e é organizado em uma parceria entre o Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social da Universidade Feevale e o PPG em Informática na Educação da UFRGS. O tema é A revolução da educação com as novas tecnologias e inteligência artificial.
O primeiro dia contou com o Pitch de sucesso, com Felipe Lima da Costa, diretor na Associação Gaúcha de Startups (AGS); a conferência internacional Technology supporting educators: from teacher communities and authoring tools to data analytics and generative AI, com a professora Davinia Hernández-Leo, da Universidade Pompeo Favra, de Barcelona; o workshop Tecnologias assistivas na educação, com os professoras Renato Bayan, da UFRGS, e Roceli Lima, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas; o painel Avanços da inteligência artificial em educação, com os professores Patrícia Bassani (mediadora), da Feevale, e Rosa Vicari, José Valdeni de Lima e Dante Augusto Couto Barone, da UFRGS; e a conferência Entrepreneurship education for university graduates – for launching businesses or a life-long tool for better personal achievements?, com o professor Olli-Pekka Mutanen, da Aalto University, na Finlândia. A programação foi encerrada com apresentação da Orquestra Filarmônica da UFRGS.
A agenda do segundo dia reuniu três workshops simultâneos: A apropriação das competências de cultura digital nos anos iniciais, com a professora Graziela Bergonsi Tussi, da rede municipal de Passo Fundo; Desmistificando o pensamento computacional plugado e desplugado, com o professor Adriano Fiad Farias, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense; e Usos pedagógicos de chats generativos, com a professora Raquel Salcedo Gomes, da UFRGS. Além disso, contou com a sessão Experiências inovadoras em educação no Brasil e no mundo, com Robert Wöstenfeld e gestores da educação; uma sessão de cases sobre tecnologias na educação; um debate sobre como projetos de pós-graduação podem virar startups, liderado por Luiz Longhi Rossi, CEO da Cognitiva Brasil; e uma sessão de cases sobre edtechs em diferentes fases.
Inovação empresarial, mulheres pesquisadoras e empreendedoras e editais de fomento são alguns dos temas que integram a programação deste quinta-feira, último dia de InovaEduBr Summit 2024.
Sobre o evento
O InovaEduBr Summit 2024 reúne líderes, acadêmicos, profissionais e entusiastas da educação, tecnologia e inovação para explorar os avanços e desafios dinâmicos da inovação, com foco especial em debates sobre inteligência artificial na sala de aula, como estratégias para promover a diversidade no ambiente da tecnologia. O evento contará com uma variedade de palestras de ministrantes internacionais e nacionais, painéis de discussão, workshops e oportunidades de networking para inspirar e capacitar os participantes a impulsionar a mudança positiva em suas comunidades e organizações.
As atividades têm o apoio de Banrisul, Serviço Brasileiro de apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Instituto Caldeira, Sociedade Brasileira de Computação, Programa Inovar para Educar do Governo do Estado do RS, Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa do RS e Cátedra Unesco para as Tecnologias de Informação e Comunicação na América Latina, financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e patrocínio das empresas HT Solution, Metaway e Conversas na Rede.
Fotos: Rodrigo Moreira e Silva