VII Encontro Nacional do Fórum das Instituições de Ensino Superior Particulares aconteceu nesta sexta-feira
Nesta sexta-feira, 14 de agosto, a Universidade Feevale participou do VII Encontro Nacional do Fórum das Instituições de Ensino Superior Particulares (Forexp). Com realização na modalidade virtual por conta da pandemia, o tema neste ano foi Extensão Universitária e o relato de experiências sobre presencialidade remota e virtualização. O objetivo do encontro foi discutir e compartilhar diferentes experiências das Instituições de Ensino Superior que mantiveram as atividades extensionistas diante do desafio do trabalho remoto, bem como as que já reúnem propostas e práticas para a extensão em educação a distância.
A coordenadora do Núcleo de Extensão Universitária da Feevale, Luciane Iwanczuk Steigleder, apresentou o relato intitulado Isolamento e presença na comunidade: os desafios e legados da pandemia para extensão universitária. Nele, falou ds ações da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão da Instituição em relação aos projetos sociais, desde os primeiros cuidados em relação ao novo coronavírus até a paralisação total das atividades. Entre as ações, estão o diálogo permanente com as comunidades atendidas, ações de cunho assistencial – como arrecadação de alimentos, produção de máscaras e disponibilização de materiais de proteção e higiene –, formação das equipes e disponibilização de materiais didáticos para a comunidade.
Foram abordados, ainda, aspectos como a criação de um mural virtual para socialização das práticas neste período - disponível no link -, o uso das tecnologias para o andamento das atividades, como lives, cursos e oficinas por meio da plataforma Blackboard, bem como a produção de vídeos, campanhas temáticas e informativas para compartilhamento via redes sociais. Entre os resultados, está a identificação de novas formas de interlocução com a comunidade, a partir dos projetos de extensão, rompendo com padrões culturais estabelecidos nessas práticas.