Promovido pela ACI-NH/CB/EV/DI com apoio máster da Universidade, evento aconteceu nesta quinta-feira, 23
A inovação e como a universidade pode contribuir para o desenvolvimento local foi o assunto abordado do Prato Principal de novembro, realizado pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom, Estância Velha e Dois Irmãos (ACI-NH/CB/EV/DI). O evento, que aconteceu nesta quinta-feira, 23, no Centro de Eventos do Swan Novo Hamburgo, contou com palestra do reitor da Universidade Feevale Cleber Prodanov, e da diretora de Inovação da Instituição, Daiana de Leonço Monzon. Com o tema Ambientes de inovação: conexão entre a Feevale e empresas, a apresentação abordou como a inovação, ligada ao empreendedorismo, pode aperfeiçoar os negócios e, também, como a Universidade pode ajudar as empresas locais nesse sentido.
Para um público formado por empresários e jornalistas da região, Prodanov destacou a reinvenção da Universidade que, com 54 anos, busca atender à comunidade de maneira diferente e rever seu legado institucional. Por isso, conforme o reitor, a Instituição, além de educação, pesquisa e formação de profissionais, também investe em inovação e tecnologia.
A maneira mais assertiva de promover a inovação é trabalhar em conjunto. Por isso, a Feevale trabalha no sistema de quádrupla hélice, ou seja, universidade, empresa, poder público e sociedade atuando juntos para desenvolver, de forma mais sinérgica, as potencialidades de cada um dos lados dessa equação. Assim, uma empresa pode, por exemplo, ampliar as suas áreas de atuação, seu leque de produtos ou atualizar os seus processos. Nesse sentido, os associados da ACI podem sempre contar conosco”, garantiu Prodanov.
Em sua fala, a diretora de Inovação da Feevale, Daiana de Leonço Monzon, apresentou brevemente todas as possibilidades de cooperação entre a Universidade e as empresas locais para pensar e aplicar a inovação. “Nosso foco é direcionado ao atendimento das necessidades do mercado, de forma ágil e dinâmica. Desenvolvemos soluções para a comunidade e empresas, aplicando a pesquisa e a inovação para a obtenção de resultados”, explicou.
Daiana mostrou, aos empresários presentes, os números do Feevale Techpark, cujas empresas faturam anualmente mais de R$ 235 milhões e que possui programas para alavancar os negócios de seu ecossistema, como Pílulas da Inovação, Parceiros de Negócios e Mentores Voluntários. Outra possibilidade de parceria com o empresariado local são os projetos de inovação por meio de captação de recursos a partir de editais públicos e privados. A carteira de investimentos nessa modalidade está, atualmente, em cerca de R$ 50 milhões. Outras possibilidades de parcerias se dão por meio dos núcleos de Serviços Especializados e de Inovação e Transferência de Tecnologia, por exemplo, e de programas como hackatons e o Feevale Summit. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail tecnologico@feevale.br ou pelo WhatsApp (51) 98295-0945.
O Prato Principal conta com apoio máster da Universidade Feevale.