Ação contribuirá para obtenção de documentos e da naturalização brasileira
Oito imigrantes haitianos, moradores da região de abrangência da Universidade Feevale, foram certificados em Língua Portuguesa na noite desta quarta-feira, 2, em cerimônia no Câmpus I. Os estrangeiros participam do projeto social Centro de Educação em Direitos Humanos (Ceduca DH) e concluíram o curso Português como Língua de Acolhimento para Imigrantes.
Este foi o primeiro grupo de beneficiados do projeto a receber o certificado que, de acordo com a líder da iniciativa, professora Márcia Blanco Cardoso, “abrirá caminhos para outras conquistas importantes para quem já está vivendo há alguns anos no Brasil, como a obtenção da carteira de motorista e da naturalização brasileira”.
O propósito do Ceduca DH é promover acolhimento e inserção social de estrangeiros residentes na região. Uma das beneficiadas, que também recebeu certificação em português, é Nancy Jovain, de 31 anos. Morando no país desde 2016, mesmo ano em que ingressou no projeto, a atendente de restaurante destaca a importância da iniciativa. “Quando eu cheguei no Brasil, não sabia falar nem ‘bom dia’, nada. Esse projeto me ajuda muito, tenho professores legais, que me ensinam e me dão livros para ler. Educação é muito importante”, frisa. Ela buscou o certificado junto à filha, Isadora, de 5 anos, nascida no Brasil.
Ainda estiveram no evento os professores do projeto, Ernani Mugge, Laura Rueda e Fernanda Rodrigues; o assessor Acadêmico de Iniciação à Pesquisa e Extensão da Feevale, Rodrigo Staggemeier; além de familiares dos concluintes.
Confira os nomes dos concluintes
- Dewanter Meon
- Elie Bazile
- Frantz Victor
- Joly Octha
- Joudeline Basil
- Marie-Ange Madelaine Emmanuella Marsan
- Nancy Jovain
- Wilgestar Kensy Preciade