Instituição investiu em tecnologia que possibilita ao paciente, em uma única consulta, sair com dente novo
Um dente novo em cerca de 15 minutos. Essa é a possibilidade que a Universidade Feevale passa a oferecer como benefício à comunidade e como experiência de aprendizagem aos acadêmicos do curso de Odontologia. A Instituição investiu, recentemente, em equipamentos de ponta, estruturando um sistema integrado e totalmente digital para confecção de próteses dentárias. Foram adquiridos um scanner intraoral, uma fresadora odontológica e um forno de glaze e sinterização.
O scanner capta imagens extremamente precisas da arcada dentária e as transfere para um software, que cria um modelo digital em 3D e, por meio de inteligência artificial, sugere uma alternativa de restauração para um ou mais dentes.
“Esse sistema avalia aspectos como pressão entre dentes, pressão da mordida e força dinâmica de contato, além de possibilitar a escolha da morfologia (formato) do dente e a edição dessa restauração de acordo com volume, comprimento e outras dimensões”, explica Juliano Cardoso, professor do curso responsável pelos equipamentos. Dessa forma, o que antes era feito de forma tradicional, através da moldagem da arcada, agora é realizado digitalmente.
Quando o design da restauração é finalizado, as informações são enviadas para a fresadora, que possui diferentes brocas, fresas e pontas diamantadas para esculpir uma peça de porcelana no formato da prótese. Esse processo leva cerca de 15 minutos, mas pode durar mais ou menos tempo de acordo com o tamanho do dente a ser produzido. O equipamento confecciona coroas, facetas, pontes dentárias, próteses fixas, lâminas e dentes provisórios.
São próteses de pequena extensão, que abrangem a necessidade da maioria dos pacientes atendidos na Clínica de Odontologia e estão de acordo com o nível de ensino da graduação”, indica Cardoso.
Por fim, a restauração fresada é levada ao forno, que dá acabamento à peça em termos de lisura, pigmentação, polimento e brilho, aumentando sua resistência.
A coordenadora do curso de Odontologia, Paula Bohrer, explica que todo esse fluxo, que funciona de forma integrada, possibilita que o paciente saia com a prótese instalada em uma única consulta.
Essa estrutura será utilizada pelos acadêmicos em todas as disciplinas de práticas clínicas do curso. Eles terão a oportunidade de conhecer o sistema e entender como manusear os equipamentos, além de aprenderem, na prática, a trabalhar com o que há de mais atual no mercado”, aponta.
A docente destaca, ainda, o pioneirismo da Instituição ao oferecer essa tecnologia no nível da graduação. “A Feevale é a única universidade no Rio Grande do Sul a contar com um fluxo 100% digital para confecção de próteses na graduação”, enfatiza.
Pós-graduação em implantodontia
A Universidade Feevale está se preparando para oferecer uma pós-graduação em Implantodontia. Com isso, a estrutura digital para confecção de próteses será utilizada, também, nessa formação, porém, para demandas mais complexas em comparação às da graduação em Odontologia.
Desde março deste ano, o curso passou a oferecer, aos acadêmicos, práticas de implantodontia, que além de proporcionarem mais uma área de competência aos futuros profissionais, beneficiam a comunidade. Com a pós-graduação, o objetivo é aprofundar essa área, que objetiva restaurar as funções estética e mastigatória do paciente, o que acontece por meio da substituição de um dente perdido ou ausente por um implante dentário.
Atendimentos
A Clínica de Odontologia da Feevale está inserida no Centro Integrado de Especialidades em Saúde (Cies) e fica localizada no prédio Branco, no Câmpus II (ERS-239, 2755, Novo Hamburgo). Os atendimentos são prestados por acadêmicos, supervisionados por professores, de segunda a sexta-feira, nos períodos da manhã, tarde e noite. A primeira consulta, de triagem, tem um custo fixo para todos os pacientes; os demais atendimentos têm valor abaixo do mercado, mas é possível obter a gratuidade por meio de filantropia. Para tanto, é necessário agendar, previamente, uma consulta com assistente social no Cies, que avaliará aspectos de renda e vulnerabilidade social. A filantropia não contempla a confecção de próteses, que devem ser pagas à parte. Todos os horários de atendimento odontológico deste semestre já foram preenchidos, e há uma fila de espera para os próximos procedimentos. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3586-9234 ou pelo email cies@feevale.br.