Layout das peças foi criado pelo Centro de Design da Instituição e passa por validação da prefeitura
Tratativas iniciadas em 2023 entre a Universidade Feevale e a prefeitura de Estância Velha avançaram mais uma etapa nas últimas semanas. A Instituição apresentou, ao prefeito Diego Francisco e a representantes da Secretaria de Educação, a proposta de criação de uniformes para a rede municipal de ensino da cidade.
O município, que em 2022 havia fornecido cerca de 60 mil peças aos estudantes, buscou a parceria da Feevale para o desenvolvimento de novos modelos, que atendessem às necessidades de 12 escolas de Educação Infantil e 14 de Ensino Fundamental, totalizando cerca de sete mil alunos.
A coleção foi desenvolvida pelo Centro de Design da Feevale, que ficou responsável por identificar os desafios relacionados ao projeto. Segundo a professora Marina Seibert Cezar, do curso de Moda, muitos desses desafios se devem à diversidade de atores envolvidos no processo, como prefeitura, pais, estudantes e fornecedores, por exemplo.
Entre as demandas técnicas, destacaram-se a criação de peças adaptáveis a diferentes condições climáticas, o uso de matérias-primas que favoreçam a respirabilidade e a concepção de modelagens femininas, masculinas e infantis, considerando o desenvolvimento infantil. Os desafios criativos incluíram atender ao desejo dos pais por roupas práticas e duráveis, bem como proporcionar conforto físico e psicológico aos alunos, por meio de um design atrativo”, aponta.
Desenvolvimento do projeto
As peças foram idealizadas a partir da metodologia de Design Thinking, amplamente empregada pelo setor criativo para o desenvolvimento de projetos. Essa abordagem busca atender às necessidades humanas, transformando ideias em soluções práticas e aplicáveis, com o objetivo de criar valor significativo para os usuários e oferecer oportunidades estratégicas. O processo é estruturado em sete etapas, sendo elas: briefing, imersão, definição, idealização, prototipação, validação e implementação.
A equipe do Centro de Design realizou reuniões com representantes da prefeitura de Estância Velha, visitas a três escolas municipais e análise de uniformes já existentes no mercado. Com base nisso, foi definido um conjunto de diretrizes visuais e técnicas para a coleção, que incluíam: peças confortáveis, adaptações para o rápido crescimento e ampla movimentação, diferenças de volumes entre os gêneros, proteção para os joelhos, uso de cursores reforçados, acabamentos com viés, ribana, elástico e bainha dupla, além de qualidade das matérias-primas e cores discretas.
Com esses elementos definidos, a equipe desenhou os croquis e criou as peças no software Audaces Idea. A coleção, composta por nove peças, foi distribuída entre os segmentos Educação Infantil e Ensino Médico, incluindo itens femininos, masculinos e unissex. Agora, as peças passam pela validação interna na prefeitura, antes da entrega de um Dossiê Técnico detalhado para viabilizar sua implementação na rede pública municipal.