Feevale e SMED NH firmam o convênio Educação Antidiscriminatória | Universidade Feevale

Feevale e SMED NH firmam o convênio Educação Antidiscriminatória

02/07/2021 - Atualizado 15h29min

Lançamento oficial será no dia 7 de julho, para equipes diretivas da rede pública municipal de Novo Hamburgo

Feevale e Smed

A Universidade Feevale e a Secretaria Municipal de Educação de Novo Hamburgo firmaram o convênio Educação Antisdicriminatória. O lançamento oficial será no dia 7 de julho, por meio de uma webconferência com as equipes diretivas das 89 escolas municipais de Novo Hamburgo e que terá a participação do reitor Cleber Prodanov e da secretária Municipal de Educação Maristela Guasseli. A proposta é mobilizar pesquisadores da Universidade na formação das equipes diretivas e professores que atendem a cerca de 24 mil estudantes da rede pública da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. Serão realizadas ações de sensibilização, construção e socialização de diferentes iniciativas, com o objetivo de oferecer elementos para a construção de uma política pública educacional antidiscriminatória em Novo Hamburgo.

Pesquisa nacional realizada pela Fundação de Pesquisas Econômicas/Finep com 501 escolas públicas concluiu que as escolas são ambientes onde o preconceito é bastante disseminado. A pesquisa, realizada com 18,5 mil alunos, pais e mães, diretores, professores e funcionários, revela: 99,3% das pessoas demonstram algum preconceito; 96,5% têm preconceito com relação a portadores de necessidades especiais; 94,2% têm preconceito étnico-racial; 93,5% de gênero; 91% de geração; 87,5% socioeconômico; 87,3% com relação à orientação sexual; e 75,95% possuem preconceito territorial.

Diante deste contexto, o convênio entre a Universidade Feevale e a SMED NH tem como foco a sensibilização e a formação de professores e gestores. O reitor Cleber Prodanov reforça a importância da parceria.

Esse cenário nacional convoca a Universidade para um movimento sistemático de aproximação com a rede pública e, assim, contribuir para que o território escolar desenvolva estratégias que possam dizimar a propagação de preconceito, de exclusão, de discriminação. A Universidade Feevale tem significativa experiência no diálogo com a rede pública e possibilidades para promover a articulação da pesquisa na formação docente e ampliar o debate na comunidade”, afirma.

De acordo com o relatório da Associação Internacional de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgêneros e Intersexuais (ILGA), o Brasil ocupa o primeiro lugar nas Américas em quantidade de homicídios de pessoas LGBTs e, também, é o líder em assassinato de pessoas trans no mundo. Segundo a professora Saraí Schmidt, responsável pela coordenação do Convênio com o Grupo de Pesquisa Criança na Mídia e integrante do Núcleo de Formação da SMED NH, pesquisas recentes indicam a existência de correlação entre preconceito, discriminação e a aprendizagem dos estudantes.

É preciso humanizar os dados e potencializar um processo de mudança no ambiente escolar para promover a diversidade. Nosso convênio envolve ações específicas e pontuais que visam à mudança de comportamento. O grupo de pesquisa Criança na Mídia desenvolve formações com a SMED NH desde 2018. A proposta deste acordo de cooperação é formalizar um convênio para o desenvolvimento de um programa piloto sem custos para os cofres públicos e significativo impacto social”, explica.

Além das formações, uma das estratégias principais no convênio é a realização de visitações virtuais da exposição fotográfica Direitos Humanos no site criancanamidia.com.br. A equipe organizou um tutorial com uma visita virtual guiada da exposição com os 30 artigos dos Direitos Humanos, no qual estão retratados estudantes da rede pública e privada da cidade. Na visita virtual, são encontradas a indicação de livros, links de filmes e outros materiais selecionados por meio de uma curadoria dos integrantes do grupo Criança na Mídia. Acesse: criancanamidia.com.br.

O grupo Criança na Mídia, recentemente, realizou duas formações docentes como exercício de pré-lançamento do convênio:

Racismo, Machismo e Meio Ambiente: nesse encontro realizado na Semana do Meio Ambiente, a temática foi dialogar a respeito das inter-relações entre marcadores interseccionais de raça, gênero e meio ambiente. A proposta foi abordar (r)existências que vivenciam as opressões ambientais causadas pela ação humana para pensar o ambiente escolar como espaço de acolhimento, diálogo e educação.

Gênero, Leituras e Biografias: nesse encontro, foi feito um diálogo a partir da leitura de diferentes formas de expressão sobre as questões de gênero e sexualidade. A leitura está na música, na poesia, na literatura e em diferentes manifestações culturais. A proposta foi abordar essas questões no território escolar, partindo das experiências e de biografias de personalidades no âmbito da poesia, música e literatura que reforcem a pluralidade das identidades.

 

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