Feevale está com inscrições abertas para mestrado em Psicologia | Universidade Feevale

Feevale está com inscrições abertas para mestrado em Psicologia

16/01/2020 - Atualizado 14h45min

Mestrado

Curso terá duração de dois anos e aulas terão início em março, no Câmpus II da Universidade

A Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão (Proppex) da Universidade Feevale recebe inscrições para o Mestrado Acadêmico em Psicologia. As inscrições podem ser realizadas até o dia 10 de fevereiro, pelo site www.feevale.br/pgpsicologia. Ofertado a partir de agora pela Instituição, o curso, que tem área de concentração em Psicologia, Saúde e Sociedade, terá dois anos de duração. As aulas começarão no dia 12 de março, com encontros semanais, que acontecerão no Câmpus II, nas quintas-feiras, das 14h às 16h45min e das 19h30min às 22h15min, e nas sextas-feiras, das 16h45min às 22h15min. A nova pós-graduação é direcionada a graduados de diferentes áreas do conhecimento, principalmente dos cursos ligados às ciências humanas e sociais e às ciências da saúde e tecnológicas.

O mestrado em Psicologia da Feevale tem o objetivo de formar profissionais com competências científicas e didáticas e com capacidade reflexiva, crítica e criativa, que contribuam para a transformação social em diferentes contextos, aprofundando o conhecimento científico sobre os fenômenos sociais e de saúde mental ao longo dos ciclos de vida. Também visa fomentar o comportamento inovador, focalizando a multidimensionalidade de fatores envolvidos na promoção da saúde mental; identificar e intervir em processos psicossociais, cujos marcadores histórico-sociais de diferença configuram contextos de vulnerabilidades; aprofundar o conhecimento acerca de vulnerabilidades que afetam a saúde mental; e ampliar a capacidade de enfrentamento de tais questões por profissionais da área.

De acordo com o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão da Feevale, João Alcione Sganderla Figueiredo, o mestrado em Psicologia sinaliza o aprofundamento e maturidade da pesquisa na Universidade, tendo sido aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) pelo seu caráter inovador e por diferenciar-se dos cursos já ofertados no Estado e no Brasil. “A Psicologia está entre os três maiores cursos da Instituição e possibilita aos egressos, dentre as muitas possibilidades de atuação, a inserção no stricto sensu e, com isso, a oportunidade de ampliar reflexões e problematizações relativas ao comportamento humano, diante de um mundo em constantes transformações sociais”, destaca.

Linhas de pesquisa

Voltado para graduados das áreas de Ciências Humanas e Sociais, Ciências da Saúde e Tecnológicas, o mestrado terá duas linhas de pesquisa. Uma delas é Desenvolvimento Humano e Saúde Mental, que contemplará os estudos em psicologia da saúde nas diferentes etapas do ciclo de vida, abordando o desenvolvimento humano, considerando os diferentes fatores de risco e de proteção relacionados a processos de prevenção e promoção em saúde mental. A outra linha é Vulnerabilidades e Processos Psicossociais, com ênfase em Psicologia Social e aos diferentes contextos de vulnerabilidades sociais, sendo abordados os aspectos psicossociais a partir de abordagens teóricas e intervenções nos âmbitos do trabalho, das questões de gênero, da violência, do sistema prisional, da escola, das práticas socioeducativas e demais marcadores sociais que perpassam a construção de subjetividades.

A pós-graduação stricto sensu da Feevale oferece os seguintes cursos:

  • Programa de Pós-graduação em Qualidade Ambiental (mestrado e doutorado)
  • Programa de Pós-graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social (mestrado e doutorado)
  • Programa de Pós-graduação em Processos e Manifestações Culturais (mestrado e doutorado)
  • Programa de Pós-graduação em Tecnologia de Materiais e Processos Industriais (mestrado e doutorado)
  • Mestrado Acadêmico em Administração
  • Mestrado Acadêmico em Psicologia NOVO
  • Mestrado Acadêmico em Toxicologia e Análises Toxicológicas
  • Mestrado Acadêmico em Virologia
  • Mestrado Profissional em Indústria Criativa
  • Mestrado Profissional em Letras

Mais informações:

pgpsicologia@feevale.br
(51) 3586-8800 | ramal 8745/8874

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.