Objetivo é valorizar as ações dos docentes no âmbito da pesquisa
A Universidade Feevale estabeleceu diretrizes para as ações de credenciamento, recredenciamento e descredenciamento de docentes em seus Programas de Pós-Graduação (PPGs) Stricto Sensu. O objetivo é valorizar as diversas ações realizadas pelos pesquisadores no âmbito da pesquisa institucional, assim como conferir transparência a esse processo.
Conforme o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão da Feevale, Fernando Spilki, as normas buscam complementar os regimentos dos PPGs da Instituição. Isso, em alinhamento com os parâmetros de excelência da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), agências de fomento e modelos internacionais de avaliação da produção e do impacto de pesquisadores.
Desde o princípio da constituição da pesquisa e da pós-graduação stricto sensu, a Feevale colocou parâmetros de excelência como requisitos para seus docentes. Agora, aprofundamos o sistema de avaliação de nossa produção científica, que é abrangente, capaz de um olhar para as particularidades das várias áreas do conhecimento” – afirma Spilki – “É tanto um norte para nossos pesquisadores planejarem o desenvolvimento de suas carreiras, como uma garantia adicional de qualidade da nossa pesquisa e formação de recursos humanos”.
Como exemplo de indicadores está a produção bibliográfica, incluindo a publicação de livros e artigos em conceituados periódicos. Na produção técnica, serão observados itens como assessorias, consultorias, cursos, materiais, produtos, relatórios e propriedade intelectual. Nessa dimensão constam: patente (concedida, licenciada ou depositada), desenho industrial e topografia de circuito integrado ou marca registrada, programa de computador com ou sem registro. Já na dimensão programa há itens como coordenação e representação, projetos com fomento externo e bolsas e grupos de pesquisa.
Saiba mais
A Universidade Feevale possui nove programas de pós-graduação stricto sensu, sendo quatro doutorados e nove mestrados. Estão vinculados a eles 93 pesquisadores, que desenvolvem cerca de 150 projetos de pesquisa. As normas simplificam e dão visibilidade aos docentes, internamente, dos critérios preconizados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para a manutenção e consolidação dos Programas de Pós-Graduação (PPGs).