Convênio com a Università di Bologna foi assinado nesta semana
A Universidade Feevale firmou, nesta semana, parceria com a Università di Bologna, instituição de ensino superior mais antiga do Ocidente, localizada em Bolonha, no norte da Itália. O convênio de cooperação, que inclui um adendo para mobilidade acadêmica, foi assinado pelo reitor da Feevale, Cleber Prodanov, e pelo diretor do Departamento de Arquitetura da universidade italiana, Fabrizio Ivan Apollonio.
Fundada em 1088, quase mil anos atrás, a Università di Bologna é uma das principais universidades da Europa. A instituição foi importante para o avanço científico e é uma referência mundial, tendo recebido, como estudantes, grandes nomes da história, como Nicolau Copérnico, Umberto Eco, Erasmo de Rotterdam, Torquato Tasso e São Carlos Borromeu, além dos papas Alexandre VI e Gregório XV.
Em 1999, a Università di Bologna foi palco da Declaração de Bolonha, marcando uma mudança em relação às políticas ligadas ao ensino superior. A partir do comprometimento dos países signatários em promover reformas dos seus sistemas de ensino, foi criado o Espaço Europeu de Ensino Superior. A declaração reconhece a importância da educação para o desenvolvimento sustentável de sociedades tolerantes e democráticas.
Saiba mais
A Universidade Feevale mantém, hoje, parceria com 151 instituições, em 32 países. A Diretoria de Relações Internacionais e Institucionais (DRII) busca tornar o relacionamento um diferencial na reputação e sustentabilidade da Feevale, envolvendo redes colaborativas nacionais e internacionais. Para isso, procura potencializar ambientes multiculturais e integrar o corpo acadêmico à comunidade científica global, conectando ambientes de aprendizagem, pesquisa e ecossistemas de inovação.