No espaço, estudantes, supervisionados por professores, realizam atendimentos médicos aos apenados
Uma parceria da Universidade Feevale com o Instituto Penal de Novo Hamburgo (IPNH) possibilita que o público privado de liberdade, que cumpre pena no espaço, seja atendido por acadêmicos do curso de Medicina, supervisionados por dois docentes. A inciativa teve início em maio, quando a Instituição instalou uma clínica-escola na casa de detenção, possibilitando a realização de atividades voltadas à atenção básica em saúde dos apenados.
A clínica-escola é equipada com toda a estrutura necessária para garantir um acolhimento completo e seguro aos pacientes. Nos consultórios do espaço, os apenados são atendidos, gratuitamente, duas vezes por semana, sempre às terças e quintas-feiras. Após as consultas, os acadêmicos discutem com os colegas e professores as suas experiências e os casos envolvidos.
“Temos como grande objetivo associar qualidade assistencial e saúde no IPNH ao ensino e à pesquisa do ambiente universitário”, afirma o professor Pedro Lombardi Beria, coordenador do curso de Medicina da Feevale. "A parceria visa ao direito do acesso à saúde da pessoa presa, bem como contribuir com a comunidade acadêmica, assim como a ciência e, consequentemente, com a sociedade”, complementa Vinícius Guimarães Silva, diretor do Instituto Penal.