Instituição foi escolhida por sua contribuição ao monitoramento dos vírus no Estado
A Universidade Feevale integra a Vigilância Genômica da Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul, instituída pelo governo estadual com o propósito de monitorar o processo evolutivo de patógenos, vetores e hospedeiros. A vigilância permitirá a melhor compreensão sobre a origem de surtos, epidemias e enfermidades de interesse público, a fim de estimar a ocorrência de eventos futuros e auxiliar na adoção de medidas preventivas mais eficientes, contribuindo para abordagens diagnósticas e manejo clínico mais adequados no território do Rio Grande do Sul.
A rede foi composta por instituições escolhidas por suas contribuições recentes e atuais para o monitoramento dos vírus no Estado. O pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão da Feevale, Fernando Spilki, é o integrante indicado para representar a instituição na Vigilância Genômica da Secretaria da Saúde.
Nosso grupo do Laboratório de Microbiologia Molecular fica honrado pela participação e parabeniza a iniciativa. A integração de forças e a troca de experiências entre grupos é fundamental para o acompanhamento da circulação dos vírus no Estado”, afirma Spilki.