Material, produzido por projeto social da Universidade, revela a visão de estudantes da rede pública sobre o seu bairro
Apresentar e valorizar as belezas do bairro São José, em Novo Hamburgo. Essa é a proposta do guia “O que tem do outro lado do viaduto?”, produzido pelo projeto social Cidade Viva: crítica midiática como ato comunicacional antidiscriminatório, da Universidade Feevale. O objetivo é revelar para a comunidade a visão de estudantes da rede pública sobre o seu bairro e aspectos positivos sobre a localidade. O material pode ser acessado em feev.as/guia-cidadeviva.
O guia foi produzido pelos alunos do quarto ano da EMEB Prof. Adolfina J. M. Diefenthäler, em oficinas desenvolvidas pelos bolsistas de extensão da Feevale, ao longo deste semestre. O material conta com desenhos e fotos de cinco pontos turísticos, escolhidos pelas crianças como locais bonitos e importantes do bairro: Pracinha; Fazendinha; Centro de Vivências Redentora; CTG Velha Querência; e Campo São José.
A ideia sobre o guia surgiu em função dos preconceitos e pré-julgamentos que são estabelecidos sobre o bairro, estereotipado como um lugar de vulnerabilidade, o que leva a população a uma visão limitada sobre a localidade. Com a parceria da professora da Escola, Michele Robinson, foram coletados os mais diversos relatos da turma e explorados os pontos positivos do bairro São José até a compreensão da diversidade do local. O trabalho foi realizado por meio de oficinas, que visam o autoconhecimento para o desenvolvimento de habilidades de empatia de cada criança para com os outros e com o meio em que estão inseridos.
A professora e pesquisadora da Universidade Feevale, Saraí Schmidt, ressalta a importância de valorizar a perspectiva das crianças na comunidade. “Esse guia é uma alternativa muito potente para a comunidade perceber a sensibilidade do olhar das crianças para o local onde vivem e um convite para a cidade ampliar a sua visão sobre o bairro São José. É muito bom ver o entusiasmo dos acadêmicos de extensão construindo estratégias de comunicação alternativa com a escola pública”, afirma.
Sobre o projeto
O projeto social Cidade Viva: crítica midiática como ato comunicacional antidiscriminatório promove ações que conectam acadêmicos e estudantes com a cidade onde vivem através de ações comunicacionais. Neste ano, o projeto discutiu a forma como cada estudante se relaciona consigo mesmo, com os outros, com a escola e com o bairro. O objetivo é buscar, com as ferramentas de Comunicação Social, o desenvolvimento de estratégias que promovam a cidadania.
O projeto promove ações socioculturais em parceria com rede pública municipal de Novo Hamburgo, para que estudantes, professores e comunidade reflitam sobre a responsabilidade dos problemas coletivos. Busca, assim, fazer com que os alunos compreendam o contexto histórico do lugar onde vivem e o seu papel na comunidade, bem como agente de mudanças.