Centro de Atendimento à Resposta Emocional ao Trauma foi criado para tratar transtornos decorrentes dos eventos climáticos do mês de maio
Pessoas que tenham desenvolvido algum transtorno psicológico em razão das inundações que atingiram o Rio Grande do Sul no mês de maio podem ter acesso a atendimentos psicológicos e psiquiátricos gratuitos, ofertados pela Universidade Feevale. Os cursos de Psicologia e de Medicina da Instituição criaram o Centro de Atendimento à Resposta Emocional ao Trauma, que visa tratar, em atendimentos presenciais e com equipes especializadas, casos de transtorno de estresse agudo (TEA), transtorno de estresse pós-traumático (TEPT), depressão e transtorno de ansiedade.
O coordenador do curso de Medicina, Pedro Lombardi Beria, indica que a ocorrência de eventos climáticos extremos tende a aumentar a prevalência de condições traumáticas. “Através de intervenções precoces, com aplicação de técnicas específicas para essas condições, auxiliamos os pacientes a desenvolverem respostas adaptativas, com aumento de resiliência emocional e diminuição dos sintomas”, aponta.
A coordenadora do curso de Psicologia, Claudia Maria Teixeira Goulart, avalia que essas respostas emocionais podem necessitar de um acompanhamento multiprofissional. “O trabalho de uma equipe que envolva psicólogos e psiquiatras permite um olhar mais amplo e integral para esses pacientes”, afirma.
Os atendimentos, que se iniciam na próxima segunda-feira, 3 de junho, serão realizados por acadêmicos, supervisionados por professores. Eles ocorrerão no Centro Integrado de Especialidades em Saúde (Cies), localizado na Rua Rubem Berta, 200, em Novo Hamburgo. A primeira consulta será, obrigatoriamente, psiquiátrica, para triagem e diagnóstico do paciente. Podem contar com o serviço pessoas a partir dos 18 anos e, inclusive, moradores de outras cidades. Agendamentos devem ser feitos pelo WhatsApp (51) 3586-9234 ou pelo telefone (51) 3586-8813.