Alteração na legislação elimina qualquer possibilidade de planejamento prévio por parte dos profissionais
A fim de atender à alteração da Portaria 612 do Ministério do Trabalho e Emprego, que entrou em vigor no dia 1º de agosto de 2024, o Laboratório de Análises Toxicológicas da Universidade Feevale passou a oferecer sorteio randômico para exames toxicológicos periódicos. Por meio de um sistema que seleciona aleatoriamente os motoristas que precisam realizar o exame, é eliminada qualquer possibilidade de planejamento prévio por parte dos profissionais, mantendo o elemento de surpresa exigido por lei e assegurando a integridade do processo.
O novo serviço foi pensado para auxiliar empresas que empregam motoristas profissionais de transporte rodoviário coletivo de passageiros e de transporte rodoviário de cargas. O sistema de sorteio randômico seleciona os motoristas de maneira que eles sejam testados pelo menos uma vez no período de dois anos e seis meses.
A Universidade Feevale é credenciada, pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), para realizar exames toxicológicos de larga janela de detecção, identificando a presença de substâncias psicoativas que se depositam nos fios de cabelo ou pelos por um período mínimo de 90 dias. As amostras são coletadas no Laboratório de Análises Toxicológicas, localizado no Centro Integrado de Especialidades em Saúde (Cies), na Rua Rubem Berta, 200, Vila Nova, Novo Hamburgo. Interessados em saber mais sobre o sorteio randômico ou contratar o serviço podem entrar em contato pelo email tecnologico@feevale.br ou pelo WhatsApp (51) 98295-0945.