Abertura da feira ocorreu nesta terça-feira, 24
Por meio do Prêmio Talentos Inovadores, a Universidade Feevale concederá uma bolsa de estudos integral para um projeto inovador apresentado durante a Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia – Mostratec 2023, que acontece até 26 de outubro no Centro de Eventos da Fenac, em Novo Hamburgo. Concorrem ao prêmio os projetos criados por estudantes da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, realizadora da feira. O ganhador poderá escolher entre os cursos da Universidade (exceto Medicina, Odontologia e Medicina Veterinária) e, ainda, usufruirá de um período de seis meses para incubação na Incubadora Tecnológica da Feevale. Seu orientador terá direito a uma bolsa de 50% em um dos cursos de especialização oferecidos pela Instituição.
De acordo com o reitor Cleber Prodanov, a Feevale é uma das universidades pioneiras na premiação de jovens talentos da Mostratec, e a parceria entre as duas instituições existe há décadas. “No início, tínhamos a intenção de aproximar a Universidade dos alunos da Liberato. Mas, hoje, vemos cada vez mais a participação de alunos de outras escolas, cidades, Estados e até países. Continuamos premiando, mas agora o nosso objetivo é de prospectar, ver bons projetos e conhecer alunos com potencial para desenvolver atividades empreendedoras e inovadoras, para que possamos trazer os negócios que surgem aqui para a nossa incubadora e o nosso parque tecnológico, alimentando esse ecossistema”, declara. A cerimônia de premiação da Mostratec acontecerá na próxima sexta-feira, 27, às 20 horas, no Teatro Feevale, com transmissão no YouTube oficial da Mostratec.
Abertura reuniu autoridades ligadas à educação e ao empreendedorismo
A cerimônia de abertura da Mostratec e da Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia aconteceu nesta terça-feira, 24, reunindo autoridades dos setores público e privado ligadas às áreas de educação, tecnologia e empreendedorismo. O reitor Cleber Prodanov e a diretora de Relações Internacionais e Institucionais da Feevale, Paula Casari Cundari, participaram do evento, junto ao diretor executivo da Fundação Liberato, Ramon Hans; ao diretor-superintendente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae - RS), André Vanoni de Godoy; à secretária adjunta estadual de Educação, Stefanie Eskereski; à deputada federal Daiana Santos; a Carlos Araújo, representando o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação; e à prefeita de Novo Hamburgo, Fátima Daudt, entre outras autoridades.
Em sua fala, o diretor executivo da Liberato destacou que esta edição da Mostratec reúne cerca de três mil estudantes, mil professores, 158 países visitantes, 22 Estados e Distrito Federal e 165 cidades brasileiras, além de 424 escolas públicas e 251, privadas. “Diferentes culturas se encontram nesse momento, que iniciou ainda em sala de aula, onde os estudantes começaram as suas pesquisas. Estimamos que, para termos 785 projetos, mais de 65 mil estudantes fizeram pesquisas, ou seja, estudaram por conta própria, buscaram a informação. Temos, aqui, jovens de grande valor, que estão, através da ciência e da educação, buscando caminhos e possibilidades, utilizando a metodologia científica para resolver problemas”, pontuou.
A Mostratec é uma feira de ciência e tecnologia realizada anualmente pela Fundação Liberato, onde são apresentados projetos de pesquisa em diversas áreas do conhecimento, realizados por jovens cientistas da Educação Infantil ao Ensino Médio, incluindo a educação profissional técnica de nível médio.
A Feevale conta com um estande na feira, onde o público pode obter informações sobre os cursos oferecidos pela Instituição, participar de atividades relacionadas à graduação e, ainda, se inscrever para o vestibular. Será proporcionado um ambiente dinâmico, no qual estudantes e profissionais terão a oportunidade de explorar cursos e projetos inovadores, compartilhar experiências e descobrir as interseções entre todas as especialidades que englobam as áreas do conhecimento.