Diversos cursos se mobilizam para atender às principais necessidades de quem precisou sair de casa
Além de se tornar ponto de acolhimento para famílias e animais desabrigados pela enchente na região, a Universidade Feevale mobilizou diversos cursos e setores para atender às demandas dessa população. Os casos de atenção em saúde são encaminhados ao Centro Integrado de Especialidades em Saúde (Cies) da Instituição, em Novo Hamburgo, e ao Hospital Veterinário Feevale, em Campo Bom.
A Feevale oferece atendimento médico adulto e pediátrico, odontológico, oftalmológico, psicológico, de enfermagem, de quiropraxia e de nutrição. Quando os profissionais não estão presentes de forma presencial no Cies, são realizadas teleconsultas, e a van destinada ao curso de Medicina está fazendo o deslocamento de pessoas até o local. Além disso, o curso de Farmácia está produzindo antitérmicos e kits de higiene; o de Psicologia está prestando atendimentos no Câmpus I e no Cies; e o de Moda está confeccionando, com o auxílio de voluntários, caminhas de cachorro, cobertores, roupas íntimas e nécessaires.
A graduação em Direito está oferecendo acolhimento jurídico aos abrigados do Câmpus I, principalmente para sanar dúvidas relacionadas a demandas cíveis e direito do trabalho. O Núcleo de Práticas Jurídicas também está à disposição, através do email nucleo@feevale.br, para orientações relacionadas ao saque calamidade do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e ao seguro de imóveis adquiridos por meio do programa Minha Casa, Minha Vida, por exemplo.
Já os cursos de Engenharia Elétrica, Eletrônica e de Computação estão oferecendo limpeza e secagem de equipamentos eletrônicos molhados pela enchente, como computadores, notebooks, aparelhos de TV e aparelhos de som (desde que não estejam danificados ou quebrados, para que tenham condições de avaliação).
O Laboratório de Microbiologia Molecular está disponibilizando, gratuitamente, para as prefeituras das cidades atingidas, os seguintes exames: Sars-CoV2, Influenza A, Influenza B, Vírus Sincicial Respiratório, Dengue, Chikungunya e Vírus Entéricos (Norovírus, vírus da Hepatite A etc). Mais informações podem ser obtidas pelo email tecnologico@feevale.br.
A Feevale ainda serve de base para helicópteros que atuam no resgate de pessoas e no transporte de profissionais de saúde e insumos. Vindas do Rio de Janeiro, as aeronaves foram disponibilizadas pela Ambipar, multinacional brasileira especializada em gestão ambiental.
Equipes do projeto social Laboratório de Vulnerabilidades, Riscos e Sociedade (LaVuRS) e do Programa de Pós-Graduação em Qualidade Ambiental da Universidade Feevale também estão circulando em bairros das cidades do Vale do Sinos para verificar as principais necessidades dos moradores.
E a Associação Pró-Ensino Superior em Novo Hamburgo (Aspeur), mantenedora da Feevale, disponibilizou um barco, que é utilizado em pesquisas da Instituição, para a Defesa Civil e para o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul, para o resgate das famílias. Além disso, professores estão tentando viabilizar uma rede de radioamadores para facilitar a comunicação com áreas isoladas.
Famílias abrigadas na Fenac também contam com apoio da Feevale
As famílias que estão abrigadas na Fenac, em Novo Hamburgo, também contam com apoio da Instituição para atendimentos em diversas áreas. A Feevale disponibilizou seu motorhome, que foi equipado para atendimentos de saúde que necessitem de privacidade, e mobilizou acadêmicos e professores da Medicina para dar suporte aos atendimentos de médicos e voluntários. Além disso, o curso de Farmácia auxilia na dispensação de medicamentos; o de Psicologia apoia no acolhimento psicológico dos abrigados; o de Gastronomia prepara marmitas para serem entregues no local; e o de Direito oferece acolhimento jurídico.
Atendimentos em saúde no fim de semana
Estudantes do curso de Medicina estarão, neste fim de semana, sob supervisão de professores, atendendo às famílias que estão em abrigos na região. Já as famílias abrigadas no Câmpus I contarão com uma equipe do curso de Enfermagem. O Centro Integrado de Especialidades em Saúde (Cies) prestará atendimentos de saúde à comunidade no sábado, 11, das 8h30min às 13h. A partir de segunda-feira, 13, os atendimentos serão das 8h30min às 18h. As pessoas podem entrar em contato, caso necessário, pelo WhatsApp (51) 3586-9234.
Atendimentos em saúde na próxima semana
- Medicina, Enfermagem, Nutrição e Quiropraxia: de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 18h, no Cies (Rua Rubem Berta, 200, Novo Hamburgo). Agendamento pelo WhatsApp (51) 3586-9234
- Odontológicos: de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h, no prédio Branco, no Câmpus II (ERS-239, 2755, Novo Hamburgo). Agendamento pelo WhatsApp (51) 3586-9234
- Oftalmológicos: próxima quarta-feira, 15 de maio, das 9h às 11h e das 13h às 17h, no Cies. Agendamento pelo WhatsApp (51) 3586-9234
- Pediátricos: para pacientes pediátricos com necessidade de dieta especial, por meio de consulta com médico gastropediatra e orientação de nutricionistas (como celíacos, Alergia à Proteína do Leite de Vaca e com paralisia cerebral que necessitem de alimentação especial) - nesta segunda-feira, 13, das 9h às 17h, no Cies. Agendamento pelo WhatsApp (51) 3586-9234