Curso Rodalê incentiva a reflexão sobre personagens e enredos de histórias exploradas em sala de aula e em família
Professores, acadêmicos de licenciatura e interessados na temática da inclusão, diversidade e representatividade voltada à literatura infantil ainda podem se inscrever para o curso Rodalê, da Universidade Feevale. Remota, a qualificação acontece de 8 de julho a 5 de agosto, aos sábados, das 8h30min às 11h, e busca incentivar a reflexão acerca de personagens e enredos de histórias infantis exploradas em sala de aula e em família, sob a ótica da inclusão.
A ministrante será a professora Márcia Tatiana Funke Dieter, graduada em Letras/Literatura, pós-graduada em Artes Visuais, especialista em Cultura e Literatura e mestranda em Diversidade Cultural e Inclusão Social. Ela possui mais de 25 anos de atuação em sala de aula e já foi diretora em escolas e diretora cultural em dois municípios; também conta com 17 obras publicadas e é produtora editorial no Ateliê de Histórias Editora.
Interessados na qualificação devem se inscrever, até 6 de julho, em www.feev.as/a8ae172, mesmo endereço onde estão disponíveis mais informações. A carga horária do curso é de 20 horas e o certificando online será enviado por e-mail para quem obtiver frequência mínima de 75%.
Programa
- Explanação dos objetivos dos encontros e orientações
- A literatura para infância: o que é e qual sua função
- A literatura para infância na escola e nas famílias
- Pensar e discutir sobre os personagens nas histórias que conhecemos, nas histórias que já ouvimos ou lemos
- A literatura e as diferenças: quais histórias que conhecemos trazem a inclusão, a diversidade em suas páginas - tanto na ilustração como no texto
- O leitor se vê? Identifica-se? Sente-se representado?
- Os estereótipos na literatura, tanto nos clássicos como nas obras contemporâneas
- A inclusão e a diversidade na literatura: livros que trazem a inclusão e a diversidade, valorizando e potencializando o ser humano em seus personagens e enredo
- Leitura, análise, discussões e reflexões a partir de obras literárias
- O olhar dos autores, na atualidade, pensando e trazendo a inclusão e a diversidade para suas obras
- Por que ter uma literatura que explora a inclusão e a diversidade?
- Por que possibilitar vivências com essas histórias em sala de aula e em nossas famílias?
- O que precisa ganhar visibilidade da literatura para a infância?