Por meio do Núcleo de Apoio à Inclusão e Acessibilidade, Instituição oferece suporte psicológico aos alunos
Em alusão ao Setembro Amarelo, mês de conscientização sobre a prevenção ao suicídio, a Diretoria de Relações Internacionais e Institucionais (DRII) da Universidade Feevale quer destacar a importância da saúde mental durante o processo de intercâmbio. Considerando que a experiência internacional pode envolver desafios emocionais, como a saudade, a adaptação cultural e a pressão acadêmica, a DRII conta com a parceria do Núcleo de Apoio à Inclusão e Acessibilidade (Naia) da Feevale.
O objetivo é garantir que os estudantes possam viver a experiência de intercâmbio com equilíbrio emocional e segurança, proporcionando um ambiente acolhedor para que compartilhem sentimentos e busquem ajuda, caso necessário. O Naia atua diretamente com o acompanhamento psicológico dos alunos, contribuindo para que eles se sintam mais preparados para lidar com as adversidades emocionais que possam surgir durante o intercâmbio.
A Universidade ainda realiza, a cada semestre, o Encontro de Preparação para Vivência Internacional, voltado para estudantes com intercâmbios programados para os meses seguintes, com o objetivo de orientá-los para a experiência. A última edição do evento, realizada em 17 de setembro, contou com participação do Naia, que conversou com os acadêmicos sobre saúde mental, reforçando a importância do bem-estar emocional dos alunos e oferecendo apoio psicológico antes e durante a experiência no exterior.
Além disso, a Instituição incentiva os alunos a manterem contato frequente com suas redes de apoio, como familiares e amigos, e cria espaços para a troca de experiências entre os intercambistas.