03/02/2014 - Atualizado 13h47min
Hector Babenco dirige a atriz e André Bankoff em primeira adaptação teatral do romance de Lolita Pille

Foto: João Caldas
Chega a Novo Hamburgo nos dias 7, 8 e 9 de março a turnê pelo Rio Grande do Sul, patrocinada pelo Programa Petrobras Distribuidora de Cultura, do espetáculo Hell, dirigido por Hector Babenco e estrelado por Bárbara Paz e André Bankoff. Esta é a primeira adaptação teatral do romance de Lolita Pille.
Fenômeno editorial na França e best-seller em dezenas de países, o romance Hell marcou em 2003 a estreia da escritora Lolita Pille, então com 21 anos. Retrato devastador da juventude rica e consumista de Paris, que preenche suas vidas com sexo, álcool, drogas e roupas de grife, Hell poderia se passar em qualquer grande cidade do mundo, pois espelha os valores e o comportamento de uma classe que, sem encontrar limites para o prazer, vive o angustiante vazio do excesso.
Na adaptação do livro para o teatro, a primeira no mundo, Babenco teve a parceria de Marco Antônio Braz, concentrando a dramaturgia em dois personagens: Hell, a protagonista interpretada por Bárbara Paz, e Andrea, o homem que ama, vivido por André Bankoff. Hell, pseudônimo da narradora, é uma garota rica, fútil e arrogante. Niilista, despreza a natureza e o único credo é que seja bela e consumista. A adaptação concentra a ação da peça na trágica história de amor vivida pela protagonista e Andrea - um jovem tão rico e tão imerso no desespero quanto ela. A experimentação de um afeto verdadeiro, assim como uma total inabilidade para lidar com ele, constitui o fio narrativo principal da transposição para a cena desse romance.
Na equipe de criação da montagem, Giovanni Bianco, diretor de arte de renome internacional, assina a concepção de imagem (figurinos, visagismo, design); Murilo Hauser é o codiretor, Felipe Tassara fez a cenografia e Beto Bruel é o responsável pela iluminação. Esse é o terceiro espetáculo que Hector Babenco dirige. Os anteriores foram Loucos de Amor (1988), de Sam Shepard, com Edson Celulari, Xuxa Lopes, Antonio Calloni e Linneu Dias; e Closer - Mais Perto (2000), de Patrick Marber, com Renata Sorrah, José Mayer, Marco Ricca e Guta Stresser.
Ficha Técnica:
Texto: Lolita Pille
Adaptação: Hector Babenco e Marco Antonio Braz
Direção: Hector Babenco
Codireção: Murilo Hauser
Elenco: Barbara Paz e André Bankoff
Concepção de imagem: Giovanni Bianco
Cenografia: Felipe Tassara
Iluminação: Beto Bruel
Direção de Produção: Henrique Mariano
Realização: HB Filmes Ltda
SERVIÇO
Hell
Classificação: 14 anos
Duração: 75min
Datas: 7 e 8 de março (sexta-feira e sábado) às 21h; 9 de março (domingo) às 18h
Teatro Feevale (ERS-239, 2755 – Novo Hamburgo – Câmpus II)
Ingressos: R$ 20,00
Descontos:
- 50% para titular do Cartão Clube do Assinante Zero Hora (até 200 ingressos)
- 20% para funcionários e alunos da Universidade Feevale (somente titular)
- 20% para titular do Cartão do Clube do Assinante Jornal NH
- 20% para titular do Cartão Clube do Assinante Zero Hora
Pontos de venda:
- Bilheteria Teatro Feevale: Rua Coberta, loja 108, no Câmpus II da Universidade, em Novo Hamburgo. Somente em fevereiro de segunda a sexta-feira das 12 às 20h. Mais informações pelo telefone 3271-1208.
- Shopping Bourbon NH: Av. Nações Unidas, 2001, Novo Hamburgo - Quiosque no 2º piso (de segunda-feira a sábado das 12h às 22h)
* Entre os 10 melhores espetáculos de 2011 – Jornal O Globo
* Prêmio Melhor Atriz – Revista Quem