Atividade do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Feevale acontece no dia 22 de agosto
A Universidade Feevale realizará na próxima terça-feira, 22, a aula inaugural do curso de Arquitetura e Urbanismo. A atividade, que é gratuita e aberta à comunidade, acontecerá às 19h45min, no auditório do prédio Azul, no Câmpus II.
A aula será ministrada pelos arquitetos e urbanistas Leonardo Brawl Márquez, Isadora Scopel Simon e Humberto Teixeira Damilano. Eles falarão sobre inovação social urbana e como usar a metodologia projetual para abordagens e ferramentas que promovem a participação e a cocriação.
Os palestrantes integram a equipe do TransLab.Urb, um grupo heterogêneo e transdisciplinar dedicado a processos de urbanismo baseados em tecnologias sociais e recursos tecnológicos e na conexão entre arte e ativismo. Esse coletivo usa abordagens de desenho de processos cívicos, urbanismo tático e hacker, placemaking, sociologia, psicologia, cartografias e mapeamento.
Saiba mais sobre os palestrantes
Leonardo Brawl Márquez - Ativista social, urbanista, arquiteto, designer de processos cívicos, placemaker e músico. Fundador do coletivo TransLab.Urb e do Instituto de Pesquisa em Inovação Social - Translab (rede internacional de Laboratórios Cidadãos). Cofundador da Rede Brasileira de Urbanismo Colaborativo, Placemaking Brasil e dos projetos Raiz Urbana (rede FAO-ONU) e Corredor Sur. Faz parte das redes Placemaking LatinoAmérica, Jane’s Walk, PlacemakingX, CivicWise, BrCidades e Frena La Curva.
Isadora Scopel Simon - Arquiteta e urbanista, mestranda em Arquitetura da Paisagem. Atua como arquiteta autônoma e integrante da equipe do coletivo TransLab.Urb, praticando o ativismo urbano por meio de ativações e intervenções urbanas em projetos de integração regional de inovação social urbana. Tem experiência na área de bioarquitetura e propõe pesquisas e práticas no campo do urbanismo ecológico, urbanismo feminista e ecofeminismo.
Humberto Teixeira Damilano - Arquiteto e urbanista, integra a equipe do coletivo TransLab.Urb. Foi assessor técnico da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) e atuou como pesquisador do grupo Gestão de Riscos de Desastres da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Integrou as equipes técnicas do plano de gestão de resíduos sólidos do Consórcio Pró-Sinos, plano local de habitação de interesse social de São Leopoldo e plano diretor de Esteio.