Campanha da Coalizão Vozes do Advocacy visa alertar a população sobre a existência da obesidade como condição e dos riscos à saúde, além de sensibilizar sobre a importância de um tratamento integral
Segundo dados da pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), do Ministério da Saúde, publicados em 2021, a frequência de excesso de peso na população brasileira é de 57%, sendo maior entre homens (59,9%) do que em mulheres (55%). Nos últimos treze anos, houve aumento de mais de 72% no diagnóstico no Brasil, e as projeções são desastrosas para o país. Em 2030, 68% da população deverá estar com excesso de peso e 26% com obesidade.
Com o intuito de divulgar mais informações sobre a obesidade, a Coalizão Vozes do Advocacy em Diabetes e Obesidade promove a campanha Saúde é um direito e a obesidade precisa de tratamento integral. O objetivo é conscientizar a população de que a obesidade tem diversos fatores, que não se restringem ao sedentarismo e ao consumo de alimentação não saudável, e sobre a importância de um tratamento multidisciplinar para a pessoa com obesidade.
Além disso, a campanha quer chamar a atenção de que a obesidade pode levar ao desenvolvimento de outras doenças, como diabetes tipo 2, 13 tipos de câncer, hipertensão arterial, problemas de respiração, apneia do sono, doenças cardiovasculares e até mesmo depressão. Por isso, é muito importante agir rápido quando há um diagnóstico e iniciar o tratamento. Ele é fundamental e proporciona uma boa qualidade de vida, hábitos saudáveis e apoio psicológico.
Gordofobia
Uma outra nuance que a campanha traz é a questão da gordofobia, forma de discriminação que atinge muitas pessoas com obesidade no mundo todo. Essa situação pode afetar negativamente a saúde mental e física das pessoas com obesidade, tornando mais difícil para elas controlar seu peso e manter hábitos saudáveis. Esse preconceito pode ser configurado como crime em algumas circunstâncias, como injúria e difamação.
“Para ajudar no reconhecimento dos direitos da pessoa com obesidade e combater a gordofobia, a campanha apoia a atualização do Estatuto da Obesidade, um projeto de lei que promove inclusão, proteção à saúde e a direitos, tratamento adequado, combate ao preconceito, assistência social e trabalho”, explica Vanessa Pirolo, coordenadora da Coalizão Vozes do Advocacy.
Saiba mais
A campanha está disponível no site institucional da Coalizão Vozes do Advocacy com conteúdos sobre diabetes, obesidade e suas complicações, bem como o contato das organizações de todo o país, que fazem parte dessa iniciativa. Mais informações podem ser acessadas no link www.vozesdoadvocacy.com.br e nas redes sociais vozesdoadvocacy (Instagram e Facebook).