Atividades, gratuitas e abertas à comunidade, ocorrem no Câmpus I da Universidade Feevale
As inscrições para as oficinas do Movimento Teatral Feevale estarão abertas no período de 10 a 25 de fevereiro. As atividades, que integram o programa Conexão Cultural Feevale, que está vinculado ao curso de Artes Visuais e à Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (Proppex), têm como objetivo desenvolver as potencialidades expressivas e a sociabilidade dos participantes, auxiliando-os a controlar, por meio da experiência teatral, situações que envolvam apresentações em público.
Há vagas para a Oficina Geral, destinada a pessoas de 14 a 60 anos, e para a Oficina para a Terceira Idade, voltada a pessoas acima de 60 anos. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.feevale.br/movimentoteatral, bastando preencher a ficha disponível e enviar para o email movimentoteatral@feevale.br. Os primeiros inscritos terão suas vagas garantidas e receberão um email de confirmação até o dia 26 deste mês. Os nomes dos demais ficarão em lista de espera.
As oficinas são realizadas semanalmente, na Sala de Teatro do Câmpus I (Av. Dr. Maurício Cardoso, 510, Novo Hamburgo). Os encontros da Oficina Geral, que acontece nas quintas-feiras, das 19h30min às 22h15min, terão início no dia 27 de fevereiro, enquanto os da Oficina para a Terceira Idade, que ocorrem nas segundas-feiras, das 15h às 17h, começam no dia 3 de março. A presença no primeiro dia do encontro oficializará a inscrição do candidato.
A participação no Movimento Teatral Feevale é gratuita e aberta a professores, funcionários e estudantes da Feevale, bem como à comunidade em geral. Segundo a professora de teatro e coordenadora do Movimento, Angela Gonzaga, as atividades visam fomentar o espírito criativo, característica essencial na atual sociedade. “Existe uma preocupação real em expandir e aproveitar melhor o talento e o potencial presente em cada indivíduo, tendo em vista o novo mercado de trabalho, que exige muito esforço, talento e criatividade”, explica. Bacharel em Artes Cênicas, com ênfase em Direção Teatral, e especialista em Metodologia do Ensino Superior, Angela já acumula 38 prêmios como atriz e diretora teatral em nível regional e nacional.
No projeto, os participantes desenvolvem releituras, adaptações de espetáculos já existentes e criações próprias. “Numa sociedade onde o desenvolvimento ocorre de forma vertiginosa, o simples aprendizado de fórmulas e teorias é insuficiente”, opina Angela. Além de peças teatrais, serão realizadas aulas de desinibição, dicção e oratória, que incluem atividades de expressão corporal, como forma do participante perder o temor de falar em público.