Parceria com a Universidade Feevale possibilitará ações de atenção à saúde
Crédito: Fernanda Souza/Lar Colmeia
O Lar Colmeia inaugurou nesta quarta-feira, 2, na sua sede em Campo Bom, um ambulatório. O novo espaço beneficiará toda a comunidade atendida pela entidade, a partir de uma parceria com a Universidade Feevale, que prevê ações de atenção à saúde desenvolvidas pelo curso de Medicina da Instituição. Estiveram presentes no evento, entre outros, o prefeito Luciano Orsi, o gestor do Lar, Telmo Camargo, e o coordenador do curso de Medicina da Feevale, Cleber Ribeiro Alvares da Silva.
De acordo com Telmo Camargo, gestor do Lar Colmeia, a inauguração do ambulatório proporcionará a ampliação do atendimento médico já existente, que hoje é realizado pelo pediatra Marco Muller e pelo psiquiatra Diego Fraga. “Este projeto vai proporcionar uma qualidade de vida ainda melhor às nossas crianças e adolescentes acolhidos, o que fará a diferença no dia a dia delas e na nossa vida também”, afirma. “Assim, a Feevale prova, mais uma vez, o quanto é preocupada e envolvida com a causa social. Fica a nossa gratidão e o carinho por tudo que a Universidade vem fazendo em parceria conosco ao longo dos anos”, ressalta.
Conforme Cesar Augusto Teixeira, diretor do Instituto de Ciências da Saúde (ICS) da Feevale, o convênio é importante também para dar às mães sociais e colaboradores da casa de acolhimento a atenção integral à saúde. “Vamos conseguir promover assistência ao eixo familiar e, em contrapartida, nossos acadêmicos desenvolverão atividades em prol da sociedade ”, destaca.
O professor Cleber Ribeiro Alvares da Silva, coordenador do curso de Medicina, enfatiza que as especialidades oferecidas terão como foco a Pediatria e a Psiquiatria, com os atendimentos realizados em conjunto por acadêmicos e professores. “Essa iniciativa é fundamental, pois possui o viés comunitário, de solidariedade e apoio, beneficiando todos os envolvidos”, complementa.
Lar Colmeia
O Lar Colmeia atua na modalidade de Casas Lares, onde a cuidadora residente/mãe social exerce o cuidado direto com até dez acolhidos. Atualmente, a entidade cuida e protege dezenas de crianças e adolescentes de zero a 17 anos, de diversas cidades do Estado, que residem em nove lares, situados nas cidades de Campo Bom e Novo Hamburgo.
A Instituição tem como missão assegurar o desenvolvimento integral à criança e ao adolescente, garantindo a todos os seus direitos fundamentais, previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente. Para isso, conta com o apoio da equipe técnica, composta por coordenador, assistente social, psicóloga, voluntários, além do apoio da Rede de Atendimento de Proteção à Criança e ao Adolescente dos dois municípios.
A estrutura é ampla e organizada. Cada espaço possui quartos para meninos e meninas, além de infraestrutura como ginásio para a prática esportiva e de lazer e uma casa comunitária, na qual são realizadas as oficinas e eventos. Para as atividades técnicas e administrativas, o Lar possui um centro técnico em cada uma das cidades com salas atendimento psicológico, psiquiátrico, psicopedagógico, serviço social e coordenação, além de outros espaços.