Live para professores da rede municipal de ensino aborda empatia e humanização | Universidade Feevale

Live para professores da rede municipal de ensino aborda empatia e humanização

18/05/2020 - Atualizado 18h48min

criança

Pesquisador Fernando Antunes falará com professores nesta quarta-feira, 20

Por meio do grupo de pesquisa Criança na Mídia , a Universidade Feevale, promove, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SMED) de Novo Hamburgo, uma live com o tema Empatia e Humanização. A atividade acontecerá às 14 horas desta quarta-feira, 20, tendo como convidado o pesquisador Fernando Antunes, professor em estágio pós-doutoral no Programa de Pós-graduação em Processos e Manifestações Culturais da Instituição. A transmissão ocorre pelo canal da SMED no YouTube, no link youtu.be/Mkm716o8-i8.

A atividade digital marca o início das Sessões de Conversa entre Rede Municipal de Ensino e Universidade, que integram o programa Reflexões e Aproximações em Tempos de Quarenta da SMED. Em um cenário pouco favorável à promoção de políticas públicas, a ação visa discutir práticas voltadas à qualificação da educação, ao mesmo tempo que o Brasil e o mundo precisam lidar com as consequências causadas pela pandemia do coronavírus.

Ficar em confinamento, afastado de familiares e amigos, pode parecer algo simples, mas também traz alguns riscos à saúde física, psíquica e emocional das pessoas. Para profissionais que têm a responsabilidade de tutelar a educação de crianças e jovens, como é o caso dos professores, o isolamento social pode ser ainda mais severo e desafiador", destaca o professor Fernando, que estuda os efeitos da comunicação em rede nos mecanismos emocionais e empáticos do ser humano e nos processos de construção dos significados.

Para a professora coordenadora do grupo de pesquisa Criança na Mídia, Saraí Schmidt, esse é um momento muito significativo, em que a Universidade e a Rede Pública se unem para mobilizar os profissionais da educação.

Estamos todos diante do desconhecido, da fragilidade da vida, e levar a discussão sobre empatia e humanização para os professores torna-se fundamental”, afirma. Desde 2018 nosso grupo desenvolve, com as escolas municipais, um trabalho sistemático sobre mídia, infâncias e discriminação, e esta live é uma oportunidade para mobilizar e ampliar o debate", complementa.

Mais informações sobre o grupo de pesquisa podem ser acessadas em www.criancanamidia.com.br.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.