Equipe da Universidade Feevale esteve no Pará, na última semana, no âmbito do projeto Cátedra Under Rail
Uma equipe formada por quatro professores e seis acadêmicos dos cursos de Engenharias Civil, Elétrica e Química e de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Feevale esteve, na última semana, em missão técnica na Estrada de Ferro Carajás, no Pará. Na ocasião, foram realizadas atividades do projeto Estudo de resinas para reparos de dormentes de concreto, coordenado pela professora Daiana Arnold e que acontece em parceria entre a Instituição e a Vale S.A.
Os integrantes do projeto passaram três dias em estudos no trecho da ferrovia localizado na cidade de Parauapebas. No local, foram aplicadas resinas poliméricas para recuperação de dormentes de concreto e acompanhado, in loco, o desempenho dos materiais.
Sobre o projeto em parceria com a Vale
O projeto da Instituição, em parceria com a Vale, estuda as soluções corretivas e preventivas para recuperação de abrasão na região de assentamento dos trilhos nos dormentes de concreto, incluindo as soluções comerciais. Por meio das suas pesquisas, propõe melhorias e adequações para as ferrovias da companhia, transferindo conhecimento e tecnologia para a empresa. O estudo integra a Cátedra Under Rail, projeto de âmbito nacional, que tem por objetivo o desenvolvimento tecnológico e o aumento do conhecimento e compreensão sobre a interação e o funcionamento dos elementos e dos materiais existentes abaixo dos trilhos ferroviários.