Exposição promove intercâmbio cultural entre Brasil e França
Com a exibição de trabalhos de artistas brasileiros e franceses, a mostra Sincronias Invisíveis estará em exposição na Pinacoteca Barão de Santo Ângelo, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O Projeto Galerias Feevale em Trânsito é um dos organizadores da exposição, que promove um intercâmbio cultural entre Brasil e França. As obras poderão ser visitadas entre 18 de julho e 9 de agosto. No dia 6 de agosto, será promovida uma conversa com a curadora Lurdi Blauth e parte dos artistas participantes da mostra.
A exposição tem obras de 16 artistas brasileiros e 16 artistas franceses. A proposta da mostra foi que cada participante recebesse um fragmento de uma obra original (10x10cm) do trabalho de outro artista, utilizando-o como ponto de partida para a produção de uma nova gravura. Essa iniciativa permitiu que os participantes trabalhassem em um cenário que criou uma dinâmica em que o movimento de uma peça a modifica, mantendo a visibilidade do todo. Desde 2019, a mostra já esteve exposta na Universidade Feevale e na Universidade de Caxias do Sul (UCS). Já na França, a exposição esteve exibida na Fondation Taylor e no Centre Culturel Municipal de Couzeix.
SERVIÇO
- Exposição: Sincronias Invisíveis
- Local: Pinacoteca Barão de Santo Ângelo, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Rua Sr. dos Passos, 248, Centro Histórico, Porto Alegre)
- Visitação: gratuita, de 18 de julho a 9 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h
- Visitas mediadas: devem ser agendadas pelo email iapin@ufrgs.br
- Conversa com a curadora e artistas: 6 de agosto, terça-feira, às 14h