Ação é realizada por estudantes da Feevale e prefeitura de Novo Hamburgo em duas unidades básicas de Saúde
A Liga Acadêmica de Ginecologia, Obstetrícia e Sexualidade da Universidade Feevale (Lagos) promoverá neste sábado, 6, uma ação em parceria com a Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo. Na oportunidade, acontece, das 8h às 17h, um mutirão de inserções de DIUs (dispositivos intrauterinos) e coletas de amostras citopatológicas de colo de útero (CPs), nas unidades básicas de Saúde (UBS) de Canudos (Rua Silvio Gilberto Christmann, 1451) e Kunz (Avenida General Daltro Filho,1595).
Participarão da ação quatro ginecologistas e obstetras, dois enfermeiros e 21 estudantes vinculados à Liga. Serão realizadas 28 inserções de DIUs e 24 coletas de amostras, sendo beneficiadas, no total, 52 mulheres. O agendamento foi organizado pela prefeitura, que priorizou as pacientes que já estavam em fila de espera para os procedimentos, ofertou os locais de ação e as equipes à disposição, bem como os materiais necessários.
De acordo com Karla Panosso, acadêmica de Medicina da Feevale e presidente da Lagos, o objetivo da ação é contribuir com a comunidade, atendendo à demanda de pacientes que aguardavam por estes procedimentos.
Além disso, para os estudantes que participam da Liga, é uma oportunidade a mais de conhecimento, aprendizado e muita prática”, afirma Karla.
No dia da ação, também estará presente a Secretaria Municipal de Saúde da Mulher.
Saiba mais
- O DIU é um método contraceptivo intrauterino do grupo dos larcs, sigla em inglês para método contraceptivo de longa duração
- O DIU utilizado na ação é o de cobre, único disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e 100% isento de hormônios
- É um método contraceptivo seguro, eficaz e reversível, que tem duração de 10 anos
- Tem poucas contraindicações e costuma ser bem tolerado pelas pacientes
- O procedimento é feito via ambulatorial, com todos os cuidados necessários
Sobre a Lagos
A Liga Acadêmica de Ginecologia, Obstetrícia e Sexualidade da Feevale (Lagos) é uma associação civil e científica livre, que objetiva o desenvolvimento, a promoção e a difusão de conhecimentos nas áreas de Ginecologia, Obstetrícia e Sexualidade, contribuindo para a formação acadêmica e profissional dos estudantes da Universidade. Nesse sentido, busca complementar a formação acadêmica por meio de atividades que atendam aos princípios do tripé universitário de ensino, pesquisa e extensão. Mais informações podem ser obtidas pelo Instagram @lagosfeevale.