Mostra em collab entre as duas organizações pode ser visitada até o dia 30 de abril
Em homenagem a designers do passado, o Museu Nacional do Calçado (MNC) realiza, no Hotel Swan Novo Hamburgo, a exposição Sonhadores. A mostra apresenta calçados desenvolvidos pelos designers Ruy Chaves, José Maria Carrasco Menna, Carlos Gilberto Simon e Nicolae Vasilesco. A exibição pode ser visitada pelo público, gratuitamente, até o dia 30 de abril, na Av. Dr. Maurício Cardoso, 303, em Novo Hamburgo.
A cada mês, o MNC disponibiliza parte de seu acervo para exposições no Swan NH. As mostras são resultado de uma collab estabelecida entre as organizações, com o objetivo de resgatar a história do setor coureiro-calçadista e aproximar o Museu da comunidade. Além de exposições fixas e ajustáveis que são oferecidas ao longo do ano, o hotel apresenta, nos apartamentos e saídas de elevadores, fotografias de calçados, selecionadas com a curadoria do MNC.
Conheça os designers homenageados pela exposição
Ruy Chaves
Realizações como calçados perfumados, com escamas de peixe e saltos de aço foram algumas das realizações que deram a ele o título de melhor designer do mundo nos anos de 1971 e 1972, em premiação oferecida pela Academia Italiana de Designer. O prêmio é considerado o Oscar do calçado.
José Maria Carrasco Menna
Vindo da Espanha, chegou ao Brasil em 1954 e tornou-se um dos grandes nomes do estilismo da indústria calçadista. Em 1957, Carrasco manteve seu pioneirismo em todo o mundo, com a fabricação do primeiro calçado plástico injetado.
Carlos Gilberto Simon
Com criações únicas, elegantes, sofisticadas e exclusivas, embelezou os pés das mulheres pelo mundo. Foi um grande incentivador da criação do Museu Nacional do Calçado, sendo o primeiro doador do MNC.
Nicolae Vasilesco
Trouxe sua inspiração da Romênia. Convicto da importância do trabalho criativo, mostrava em suas obras a ousadia com materiais, saltos e modelos, o que lhe concedeu, em 1979, o prêmio Destaque Especial como melhor estilista do Brasil, eleito pela feira Couromoda.