Novo Hamburgo Território AfroSagrado revela o espaço mítico das casas de religião de matriz africana | Universidade Feevale

Novo Hamburgo Território AfroSagrado revela o espaço mítico das casas de religião de matriz africana

26/11/2024 - Atualizado 17h25min

Exposição do jornalista e fotógrafo Leonardo Rosa será lançada nesta terça-feira, 26, e permanece em exibição até 10 janeiro

Leonardo

Será nesta terça-feira, 26, às 20h, na Casa de Cultura Dalilla Clementina Sperb, sede da Secretaria de Cultura de Novo Hamburgo, a abertura da Exposição Novo Hamburgo Território AfroSagrado. A iniciativa é do jornalista e fotógrafo Leonardo Rosa, egresso em Jornalismo pela Universidade Feevale e mestre em Processos e Manifestações Culturais pela Instituição, e da produtora Luana Khodja, da Imago Produtora, responsável pela gestão cultural e produção executiva do projeto.

Diante da presença inegável e contribuições culturais da população negra no município, o projeto tem como objetivo visibilizar as expressões religiosas de matriz africana na cidade. A exposição multissensorial conta com recursos de acessibilidade, entre eles, audiodescrição das imagens. Além das fotografias, serão apresentados objetos que são utilizados nos rituais, onde as pessoas com deficiência visual poderão manusear objetos presentes nas imagens.

Foram selecionadas, para mostra, 19 imagens, entre elas 10 com dimensões que passam de um metro, para dar a grandiosidade e revelar o espaço mítico das religiões de matriz africana. Durante o período do projeto, foram mapeadas cerca de 88 casas de religião na cidade, de diversas nações e linhas das matrizes africanas presentes em Novo Hamburgo. “O projeto teve como foco central revelar o quantitativo de casas de religião de matriz africana e dar visibilidade para esta contribuição cultural e religiosa afro-brasileira presente em Novo Hamburgo. É importante reverter este ocultamento, aprofundando e compartilhando saberes, promovendo a difusão e valorização destas manifestações culturais que demonstram e reafirmam a pluralidade e diversidade cultural local. Isso tudo também auxilia no combate ao racismo religioso e dá visibilidade ao protagonismo negro”, afirma Rosa.

Com etapas de pesquisa documental, mapeamento e registros fotográficos e de memória oral em campo, criação de site, catálogo e exposição sensorial – todos com recursos de acessibilidade -, o projeto “Novo Hamburgo Território AfroSagrado” obteve a maior pontuação na categoria Execução de Ações Culturais pelo Chamamento Público Cultural nº 03/2023, na Lei Paulo Gustavo, da Secretaria Municipal da Cultura de Novo Hamburgo. A iniciativa também vai realizar ações formativas para professores da rede pública de ensino, em contribuição à efetivação da Lei 11.645, e população em geral, com visita orientada à exposição “Novo Hamburgo Território AfroSagrado”, seguida de bate-papo. Toda a produção pode ser acompanhada pelo @territorioafrosagrado no Instagram e Youtube.

Saiba mais

A Secretaria de Cultura de Novo Hamburgo fica localizada na rua Av. Dr. Maurício Cardoso, 132, bairro Hamburgo Velho. A visitação é gratuita e pode ser realizada de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. Para escolas e entidades que queiram uma visita guiada com o autor do projeto, basta entrar em contato pelo telefone (51) 99114-6711, com Luana Khodja, da Imago Produtora.

Leonardo

Leonardo

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.