Atividade é gratuita e integra o projeto Território Criativo Vila Joaquina, realizado pela Prefeitura, em parceria com a Universidade Feevale e o Feevale Techpark
A prefeitura de Gramado, por meio da secretaria da Cultura, promove nesta quinta-feira, 28, das 14h30min às 16h30min, a capacitação Incubação e empreendimentos culturais e criativos, que será ministrada pelo professor Juan Almada, coordenador do Centro de Design Feevale, e Manuela Bruxel, coordenadora do Feevale Techpark. A atividade, realizada em parceria com a Universidade Feevale e o Feevale Techpark, é gratuita e acontecerá no Centro de Cultura Arno Michaelsen (Rua Leopoldo Rosenfeld, 818). A comunidade pode se inscrever pelo link feev.as/0f0066f.
Essa é a segunda oficina formativa destinada aos interessados em participar do processo de seleção para o I Ciclo de Incubação do Território Criativo – Vila Joaquina. O projeto Território Criativo Vila Joaquina, que visa fomentar a economia criativa em Gramado, prevê que, até o final deste ano, as casas que compõem a Vila sejam ocupadas por até cinco empreendedores criativos do município, que terão a oportunidade de desenvolver seu negócio por meio de parceria com a Feevale e o seu parque tecnológico.
A primeira oficina – Economia da cultura e criatividade – ocorreu no dia 12 deste mês e foi ministrada pelo professor Cristiano Max Pinheiro, que coordena o Programa de Pós-Graduação em Indústria Criativa da Universidade Feevale. A atividade contou com a participação de 52 pessoas. A terceira e última capacitação – Oficina de pitch: como apresentar um projeto criativo? – será realizada no dia 3 de outubro, das 18h30min às 20h30min, de forma online. A ministrante será Paola Schmitt Figueiró, professora do mestrado em Administração da Feevale e mentora do Feevale Techpark.
Sobre o projeto
O projeto Território Criativo Vila Joaquina busca estimular um ambiente sinérgico, onde empresas e empreendedores possam realizar o desenvolvimento de novos produtos, serviços ou processos de forma compartilhada, procurando promover a geração de emprego e de renda no município de Gramado e região. Está previsto o mapeamento setorial da indústria criativa de Gramado e o acompanhamento, através de pré-incubação e incubação, de cinco empreendimentos culturais/criativos selecionados.
A seleção dos empreendimentos que ocuparão o território criativo se dará por meio de um edital, a ser lançado em outubro. Poderão participar do processo seletivo profissionais do setor da economia criativa que tenham negócios ou ideias voltadas para a arquitetura, artes cênicas e visuais, artesanato, cinema, design, publicidade, jogos digitais, literatura, moda, música e tecnologia, entre outros.
Além de usufruírem do espaço de forma gratuita, os selecionados serão incubados e terão acompanhamento profissional para o desenvolvimento dos negócios. Como contrapartida, deverão realizar atividades formativas com a comunidade, a fim de compartilhar conhecimentos. A participação nos cursos é um dos critérios de pontuação no processo de seleção dos projetos a serem incubados.
Lugar histórico
Localizado no centro de Gramado, o Lago Joaquina Rita Bier é um dos pontos turísticos da cidade. O nome homenageia uma mulher visionária que, em visita à Serra em 1872, decidiu comprar uma grande área, na época conhecida como Oito Colônias. Em 1932 foi fundada a Sociedade Herdeiros Joaquina Rita Bier, dando início a um projeto de urbanização conhecido como loteamento Vila Planalto. Parte da área foi doada ao município, incluindo o Lago, que teve o seu nome mantido em homenagem à empreendedora.