Evento, gratuito, segue até esta sexta-feira, 15, no Câmpus II da Universidade Feevale, em Novo Hamburgo
Reflexão e bom-humor em torno das temáticas de inovação, protagonismo e felicidade marcaram a palestra oficial de abertura do Feevale Summit, com Marcos Piangers. O evento, que segue até esta sexta-feira, 15, é realizado pela Universidade Feevale e busca apontar tendências, inspirar o público e fortalecer o ecossistema de inovação. Na noite desta quinta-feira, 14, o Teatro Feevale recebeu um grande público, a fim de dar as boas-vindas ao evento e se inspirar com o autor do best-seller O papai é pop.
O evento iniciou com apresentação do projeto Movimento Teatral Feevale, que exibiu o espetáculo Olerê, olará, e o povo passará, trazendo uma sátira aos desfiles de moda tradicionais. Em sua fala, o reitor da Universidade, Cleber Prodanov, enalteceu os momentos de conexão e as oportunidades que um summit pode oferecer. “A Universidade e seus parceiros, bem com os apoiadores do evento, têm em comum a ideia de promover um espaço de diálogo e escuta, em que possamos pensar sobre a nossa existência e movimentar o mundo em que vivemos. Vocês, hoje, são os protagonistas desse movimento”, declarou.
Marcelo Clark Alves, presidente da Associação Pró-Ensino Superior em Novo Hamburgo (Apeur), mantenedora da Universidade Feevale, afirmou que o objetivo da entidade é qualificar recursos humanos e financeiros para transformar a sociedade em um lugar cada vez mais acessível e inovador. “O Feevale Summit é a materialização dos nossos objetivos, e estamos muito felizes em ver a casa cheia para absorver os conhecimentos deste evento”, pontuou.
A Diretoria de Inovação da Feevale, Daiana de Leonço Monzon, enalteceu os esforços da Instituição em prol de sua região. “A Universidade Feevale reafirma, hoje, um compromisso com a comunidade e seu DNA empreendedor e tecnológico, sendo protagonista do primeiro summit 100% gratuito”, disse.
Conexão com o público
Com o tema Protagonismo e felicidade: a mudança que você faz no mundo, a palestra de Piangers apontou as armadilhas que impedem as pessoas de inovar, a importância de se ter confiança em si e nos outros e, ainda, como encontrar a felicidade em momentos simples da vida. Com bom-humor, o palestrante interagiu com o público em diversos momentos, pediu palmas ao público pela iniciativa da Instituição em promover o evento e lembrou que sua própria mãe é formada em Nutrição pela Universidade Feevale. “Eu tento fazer com que cada palestra seja única, gosto de sentir as vibrações e os contextos diferentes para colocar na minha fala e criar uma conexão com a plateia. Por exemplo, nunca palestrei em um evento com essa proposta de uma universidade comunitária mostrar seus projetos de extensão; também é diferente falar com estudantes e suas famílias. É o entorno que torna a palestra especial”, explicou.
Sobre felicidade, Piangers disse que se interessa pelo tema por ter perdido muito tempo, no passado, acreditando que poder, fama e dinheiro eram a fonte de felicidade. “Felicidade é algo estudado pela ciência. É bem-estar em longo prazo. Existem estudos de como os seres-humanos podem ter uma vida inteira de felicidade com cinco elementos: emoções positivas, engajamento, relações, conquistas e significado naquilo que se faz. Ou seja, tem como ser feliz agora, com ajustes de comportamento”, ressaltou.
Sobre o Feevale Summit
O evento reúne, em Novo Hamburgo, nomes que são destaque nas áreas de criatividade, tecnologia e inovação, em uma programação focada em apontar tendências e inspirar o público, bem como fortalecer o ecossistema de inovação.
Promovido pela Universidade Feevale, o Feevale Summit tem parceria da Sicredi, Sebrae RS, Associação dos Municípios do Vale Germânico (Amvag) e Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom, Estância Velha e Dois Irmãos (ACI-NH/CB/EV/DI), e conta com apoio da Unimed Vale do Sinos, FCC, Regal Rexnord, REP Seguros, TKE, Valorizza, RecStream, Fundação Liberato, Carburgo, Recstream e Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).