Evento segue até esta sexta-feira, 15, na Universidade Feevale, em Novo Hamburgo
Com um grande público, começou nesta quinta-feira, 14, no Câmpus II da Universidade Feevale, em Novo Hamburgo, o Feevale Summit. O evento, gratuito, busca apontar tendências, inspirar o público e fortalecer o ecossistema de inovação. As atividades acontecem até esta sexta-feira, 15, com as finais dos desafios de graduação e pós-graduação se realizando no sábado, 16.
O evento se iniciou no Palco 360 com a pocket palestra Design Factory – impulsionando a inovação e o relacionamento entre as universidades e as empresas, ministrada por Pertti Puusaari e Heidi Ahokallio-Leppälä, respectivamente, CEO e vice-presidente da Hamk - Häme University of Applied Sciences, da Finlândia. A Feevale e a instituição nórdica possuem uma sólida parceria em ensino e pesquisa, que se traduz nos mais diversos projetos em conjunto. Em sua fala, os representantes da Hamk destacaram a metodologia Design Factory, que é a forma de conectar, de modo multidisciplinar, as universidades e as empresas, a fim de promover o empreendedorismo. “É um modelo em que professores, acadêmicos e empresários trabalham juntos, a partir das necessidades de cada projeto, conectados às demandas do mercado”, explicou Puusaari.
À tarde, começou o desafio Sebrae Like a Boss, programa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) que promove uma competição integrada entre startups, qualificando-as para eventos nacionais e internacionais e gerando visibilidade aos seus projetos. Na edição do Feevale Summit, concorrem 11 empresas, que foram recebidas pela coordenadora do Feevale Techpark, Manuela Bruxel, e pelo gestor de Inovação do Sebrae, Lucas Meinhardt, e que se enfrentarão em batalhas e avaliadas por uma banca. Para a final, marcada para acontecer ao longo da tarde desta sexta-feira, 15, serão selecionadas cinco startups, que ganharão como premiação: três primeiros colocados - classificação para a final estadual do Sebrae Like a Boss (Gramado Summit 2024); equipe ganhadora - apresentará seu projeto na competição estadual do Sebrae Like a Boss e será contemplada com um passaporte para o evento.
A palestra Desmistificando o fracasso, ministrada por Flávio Steffens, entusiasta do fracasso e sócio do Vakinha, abriu o Palco Sicredi nesta tarde. Steffens falou sobre a sua trajetória profissional e sobre como os erros cometidos o ajudaram a ter sucesso em seus projetos. “O fracasso tem uma característica muito importante de nos ensinar e gerar experiências. É muito importante falarmos de fracasso, pois, assim, temos a oportunidade de aprender com os erros uns dos outros, com menor chance de repeti-los”, explicou.
Neste primeiro dia, o evento também contou com as pocket palestras Be International, com Maria Paulina Bustamante Duque e Jonatas Muniz; Educação, inovação e felicidade, com Gabriel Grabowski; Como se preparar para o mercado de trabalho, com Larissa Sonalio, Monica Scheid e Laura Madeira; Case de inovação Pioneira On, com Pamela Wermann; Ressignificando a relação com o trabalho, com Paula Becker; e Inovação e cooperativismo - Complexo.Lab, com Thiago Pandolfo.
Paralelamente às atividades, acontece a Feira de Empregabilidade, que faz parte do 15º Trame – Trabalho e Mercado e busca promover a interação entre o mercado de trabalho e a formação profissional, aproximando os visitantes das vagas de emprego e estágio oferecidas pelas empresas. A feira acontece na Rua Coberta, das 9h30min às 12h e das 13h às 19h30min. Durante o evento, basta o candidato interessado visitar o expositor de sua preferência, que apresentará a marca e a filosofia da empresa. O cadastro do currículo é feito na hora, e são disponibilizadas mais de 1.200 vagas, entre estágios, aprendizagens e efetivos, em diferentes áreas.
Nesta quinta-feira acontece, ainda, a palestra oficial de abertura, a partir das 20h, no Teatro Feevale. Na oportunidade, Marcos Piangers, falará sobre Protagonismo e Felicidade: a mudança que você faz no mundo. Autor do best-seller O papai é pop, que teve adaptação para o cinema, Piangers abordará, na palestra, assuntos como: Quais são as armadilhas que nos afastam de alcançar o resultado que queremos? Como transformar nossa vida em algo que tenha significado? Como encontrar a felicidade em momentos simples da sua vida?.
Aprovação do público
Giovana Mathias Loeblein, de 20 anos, é aluna do curso de Comércio Exterior da Feevale e se inscreveu no Feevale Summit principalmente por conta das palestras. Durante o evento, no entanto, a Feira de Empregabilidade também lhe chamou atenção. “A vantagem é que é possível conseguir um contato mais pessoal com a empresa, entender melhor as vagas e como a empresa funciona”, afirmou.
A Rech Informática, empresa com vagas à disposição na feira, se surpreendeu com o alto público do evento. “Vale bastante a pena por conta da diversidade. Se vê desde jovens até pessoas com mais de 40 anos buscando emprego e, às vezes, se consegue recolocar essas pessoas no mercado de trabalho. Também vemos muitos iniciando da carreira de TI, que conseguimos levar para os estágios”, destacou.
O analista de Infraestrutura Rafael Pitrovski, de 38 anos, trabalha em uma empresa da área de Tecnologia na cidade de Ivoti, e participa do Summit para buscar atualização profissional e conhecer outros profissionais da área. “Também vim para conhecer alguns alunos, porque temos bastante procura por profissionais na empresa, e conhecer a própria Feevale”, pontuou, destacando a integração entre a universidade e o mercado de trabalho como um diferencial do evento.
Confira a programação desta sexta-feira, 15:
Pocket Palestras – Palco 360
- 11h: Conexões que impulsionam o ecossistema local, com Manuela Bruxel
- 14h40min: Inclusão em eventos de inovação, com Letícia Francisco
- 16h: O poder da estratégia que está ganhando o mundo da comunicação: entenda o marketing de influência, com Renata Arteiro
Pocket Palestras – Palco Sicredi
- 14h: Capitalismo consciente, com Solon Stahl
- 15h20min: Planejamento financeiro, com Roberto Cazzeta
- 16h40min: Por que ouvir histórias pode salvar a sua vida, com Luciano Potter
- 17h20min: Inovação em empresas centenárias, com Gustavo Piardi e Wellington Backes
- 18h: Inovação no turismo, com Paola Benevenuto
Palestra de encerramento, no Teatro Feevale
- 20h: Nina Silva, com a palestra Tecnologia para o impacto social. Nina, uma das fundadoras do Movimento Black Money e que foi considerada a mulher mais disruptiva do mundo em 2021 (Women in Tech Global Awards), é empresária, investidora anjo, professora de Inovação e Finanças e cofounder da DAO Eve NFT, além de conselheira da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e do Governo Federal, no Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável.
Outras atrações:
- Like a Boss: competição de startups para conexão com os mercados nacional e internacional (manhã e tarde)
- Rodada de negócios: networking entre empresas âncoras e startups (tarde)
- Startup Graduation: desafio para alunos de graduação transformarem suas ideias em negócios (noite). Pitch final às 17h do sábado, 16
- Startup Postgraduate: imersão para alunos de pós-graduação transformarem seus artigos científicos em negócios (manhã e tarde). Pitch final às 11h30min do sábado, 16
- Open Labs: oportunidade de os participantes conhecerem a estrutura e serviços que a Universidade Feevale oferece (manhã e tarde)
- Vila da Startups: durante todo o evento, 21 empresas do Feevale Techpark estão expondo seus serviços, promovendo networking
- Apresentações culturais: intervenções artísticas em diversos formatos, exibindo um portfólio cultural da Universidade para a comunidade nos intervalos das atividades
Saiba mais
Todas as atrações do Feevale Summit podem ser conferidas em www.feevale.br/summit, site onde devem ser realizadas as inscrições. Promovido pela Universidade Feevale, o evento tem parceria da Sicredi, Sebrae RS, Associação dos Municípios do Vale Germânico (Amvag) e Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom, Estância Velha e Dois Irmãos (ACI-NH/CB/EV/DI), e conta com apoio da Unimed Vale do Sinos, FCC, Regal Rexnord, REP Seguros, TKE, Valorizza, RecStream, Fundação Liberato, Carburgo, Badesul, Banrisul e BRDE. A RBS é media partner.