Josep Piqué esteve presente em evento que aconteceu no último fim de semana na Universidade Feevale
No último final de semana, a Universidade Feevale sediou a edição 2017 do Startup Weekend Novo Hamburgo. De 27 a 29 de outubro, o Câmpus II da Instituição recebeu a maratona de 54 horas, em que os 125 participantes apresentaram 55 ideias de negócios. Dessas, 17 foram aprovadas e desenvolvidas. O presidente da Associação Internacional de Parques Científicos e Áreas de Inovação (IASP, sigla em inglês para International Association of Science Parks and Areas of Innovation), Josep Piqué esteve presente no evento e falou sobre esta edição do Startup Weekend.
O que representa o Startup Weekend?
O Startup Weekend é referência internacional, tanto pela metodologia utilizada, que é reconhecida pela Google, quanto pelo conjunto de ideias que se estão plantando. Responde ao espírito do empreendedor e tem a proposta de identificar alguma necessidade ou problema e, a partir daí, mobilizar outras pessoas para desenvolver uma proposta ou protótipo, validá-los e apresentá-los no fim de semana.
Você já participou de outra edição do evento?
Sim, também participei de um Startup Weekend em Barcelona, com os mesmos mecanismos que, sobretudo, motivam a compreensão dos desafios e dos problemas e a, partir daí, são criadas equipes multidisciplinares para que possam desenvolver, em um fim de semana, uma proposta e apresentá-la para os avaliadores a fim de que estejam preparadas para vender a ideia.
Como percebes a relevância desta edição do evento ser sendo realizada em Novo Hamburgo?
O Startup Weekend é uma ação mundial, englobando mais de 400 parques no mundo todo, que passa duas grandes mensagens: a primeira é conhecimento e a segunda é com quem tu te conectas. A partir dessas ideias de conhecimento, passamos a interpretar fontes inovadoras e qualquer dinamismo ligado à inovação e, com isso, o parque se conecta com a universidade, pois torna-se uma plataforma de estudo, por que os professores, alunos e pesquisadores podem aplicar suas demandas para articular todo o sistema proposto pelo evento. Como, aqui, temos pessoas de toda região, podemos considerar que o Startup Weekend é uma grande festa da inovação. Precisamos ter a consciência de que essa iniciativa em Novo Hamburgo está totalmente ligada com ideias similares em todo o mundo, seja em Barcelona, Medellín ou qualquer outro país. Que essas ideias não fiquem só aqui e possam se espalhar, atingindo dimensões mundiais.