Carmem Regina Giongo recebeu o Prêmio Práticas Inovadoras no Exercício da Psicologia
A professora Carmem Regina Giongo, da graduação e do mestrado em Psicologia da Universidade Feevale, recebeu, neste mês, o Prêmio Práticas Inovadoras no Exercício da Psicologia, concedido pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP). Ela obteve a primeira colocação na categoria Experiências ou produtos derivados de trabalhos realizados em cursos de doutorado, pós-doutorado, bem como de projetos de pesquisa vinculados a grupos de pesquisa, com o documentário Atingidos Somos Nós: a produção de documentário como instrumento de escuta e mobilização social.
Nesta edição, foram premiados nove trabalhos, em três categorias. Segundo o Conselho, a premiação busca identificar, valorizar e divulgar estudos e experiências que se caracterizem como avanços inovadores em termos de produção de conhecimento nos diversos campos da Psicologia.
Sobre o documentário
Atingidos Somos Nós: a produção de documentário como instrumento de escuta e mobilização social é um produto audiovisual independente. Conta as histórias de vida e os impactos socioambientais produzidos pela construção da Usina Hidrelétrica de Itá, localizada entre as cidades de Aratiba, no Rio Grande do Sul, e Itá, em Santa Catarina. A Usina iniciou suas operações no ano 2000. Agricultores permanecem no entorno do reservatório, em condições muito precárias e presenciando o desaparecimento de suas comunidades.