16/08/2018 - Atualizado 11h13min
Além de ser a organizadora da obra, Sandra Montardo também escreveu o capítulo Panorama dos estudos sobre selfies
A professora da Universidade Feevale, Sandra Montardo, organizou o livro #Selfie: Subjetividade e Tecnologia. A obra foi desenvolvida no projeto de pesquisa Estudos de Performance como Estudos de Software: selfies como performances mediadas, coordenado por Sandra, que foi contemplada pelo Edital Universal No. 01/2016-5 (Processo 420311/2016-5)do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTI) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O livro será lançado no Publicom, evento que compõe o 41º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação -Intercom 2018, no dia 6 de setembro, em Joinville, Santa Catarina.
Selfie se tornou a palavra do ano pelo Oxford Dictionary em 2013, que a definiu como uma fotografia que a pessoa tira dela mesma, tipicamente com um smartphone ou webcam, carregada em um site de mídia social. Com a participação de nove pesquisadores de diversas instituições de ensino do País, o livro conta com seis capítulos que refletem a produção bibliográfica sobre o tema, desenvolvida em seis programas de pós-graduação (PPG) brasileiros que abordam questões referentes à Comunicação Digital. Entre os autores, está a também professora da Feevale, Cristiane Weber, que escreveu o capítulo Panorama dos estudos sobre selfies juntamente com a organizadora.
“Meu papel como organizadora foi demarcar essa questão de abrangência do assunto. O livro é o primeiro que aborda o tema em português, e como contempla diversos autores, o aspecto é bem geral e esse foi o objetivo. Identificamos o tema em diversas teses de dissertação de muitas áreas, ou seja, o assunto interessa a muita gente”, disse Sandra.
A Universidade Feevale recebeu cinco exemplares do livro, que já estão disponíveis para empréstimo no acervo da Biblioteca. A obra pode ser adquirida pelo site abaixo.