Maria Cristina Bohnenberger falou sobre o papel da gestão de pessoas no desenvolvimento de uma cultura de inovação
A professora Maria Cristina Bohnenberger, da Universidade Feevale, participou na última sexta-feira, 2, de um webinar da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha. Ela abordou o papel da gestão de pessoas no desenvolvimento de uma cultura de inovação.
Segundo a docente, inovar é um processo humano e desafiador.
Por mais que a empresa tenha recursos tecnológicos ou financeiros, as pessoas têm papel fundamental para a inovação”, afirmou. Ela destacou que vários fatores favorecem a inovação, como processos consolidados de gestão de pessoas e cultura organizacional. “Gestão de pessoas inclui procedimentos que vão desde a seleção até o monitoramento de resultados do trabalho. Já a cultura organizacional diz respeito ao hábito tradicional e costumeiro de fazer as coisas, que é compartilhado pelos membros da empresa”, explicou.
Para Maria Cristina, a cultura organizacional é única, ou seja, é própria de cada empresa e não pode ser simplesmente copiada ou implementada por outra. “O que vale para uma pode não dar certo para outra empresa”, acrescentou, referindo-se a valores como respeito às pessoas e ao meio ambiente e relacionamento com fornecedores e clientes. “Inovar deve ser um desejo profundo, por isso, antes de iniciar o processo é preciso fazer uma reflexão para verificar se a empresa realmente está disposta a quebrar paradigmas, dar espaço a pessoas criativas, reduzir a burocracia, reconhecer boas práticas, dar autonomia, manter uma comunicação aberta e fluida e aceitar correr riscos, entre outros fatores”, ressaltou.