Grupo instituído na Universidade busca avanços nos processos de ensino e aprendizagem
Professores da Universidade Feevale e da Escola de Aplicação Feevale participaram, na manhã desta sexta-feira, 24, de um webinário com o Grupo de Tecnologias Educacionais da Instituição. A intenção foi falar sobre o plano de trabalho do grupo, mobilizar os docentes para que participem das ações e colocá-los a par de tecnologias que podem ser utilizadas em sala de aula, principalmente durante a pandemia.
O grupo foi criado neste ano, por meio de resolução, para atuar na prospecção e inserção de tecnologias educacionais inovadoras. A iniciativa surgiu em meio à crescente presença da tecnologia e à necessidade de transformar o processo de aprendizagem, conectando-o às expectativas profissionais, sociais e econômicas.
É papel da universidade preparar professores, estudantes e a sociedade para o avanço irreversível de um mundo digital e conectado”, afirma o reitor Cleber Prodanov.
Coordenado pela Diretoria de Inovação da Feevale, o grupo é composto por representantes de diversos segmentos da Feevale, incluindo a Universidade e a Escola de Aplicação: André Luciano Viana, Cláudio Felipe Kolling da Rosa, Daiana de Leonço Monzon, Eduardo Thome, Marta Rosecler Bez, Patricia Brandalise Scherer Bassani e Ricardo Machado Dias. Eles estão propondo uma metodologia sistemática de disseminação e implantação internadas tecnologias analisadas. Hoje o grupo realizou a sua primeira entrega: um framework das tecnologias do Google, Blackboard e Microsoft, com o intuito de fomentar cada vez mais o uso destas tecnologias pelos docentes da Universidade Feevale e professores da Escola de Aplicação.
Avanços em tecnologia
Práticas inovadoras já vêm sendo instituídas na Universidade, como a Feevale Way, forma de ensino que utiliza metodologias ativas e que promoveu uma reformulação completa de todos os cursos de graduação, e a Feevale Digital, modalidade diferenciada de educação a distância. Além disso, a Instituição vem adotando metodologias e tecnologias finlandesas, a partir de parcerias pioneiras e estratégicas com instituições da Finlândia.
As iniciativas criadas a partir da constituição desse grupo de trabalho deverão promover a aprendizagem ativa, interativa e cooperativa, desenvolvendo as competências digitais de professores e estudantes. Isso servirá de estímulo à criação, cooperação e interação, fomentando processos de autoria docente e discente.