Congresso da Associação Latino-americana de Investigadores da Comunicação acontece nesta semana, em Buenos Aires
De hoje, 26, até sexta-feira, 30, acontece o XVI Congresso da Associação Latino-americana de Investigadores da Comunicação (Alaic). A edição deste ano ocorre em Buenos Aires, na Argentina, com a participação de quatro professores e dois mestrandos da Universidade Feevale, que participarão de discussões sobre temas atuais ligados à área.
Na tarde desta segunda-feira, 26, serão apresentados quatro dos cinco trabalhos dos pesquisadores da Feevale. As docentes Vanessa Valiati e Sandra Montardo, do grupo de pesquisa Comunicação, Cultura e Consumo Digitais, apresentarão, respectivamente, as pesquisas “Ele consegue saber do gosto”: apontamentos sobre a percepção da audiência sobre sistemas de recomendação no consumo audiovisual em plataformas digitais e Estudos de plataforma no Brasil: mapeamento de teses e dissertações. O primeiro aborda as dinâmicas de usuários em plataformas de streaming audiovisual sob demanda, com foco nas diferentes percepções sobre sistemas de recomendação e algoritmos, enquanto o segundo busca o mapeamento de teses e dissertações sobre as plataformas e plataformização nos estudos de comunicação do Brasil.
Neste dia ainda serão apresentados os estudos de dois mestrandos integrantes do grupo de pesquisa Criança na Mídia. Marluci Meinhart falará sobre o trabalho Quem são as filhas perdidas? Pensando questões de gênero e sexualidade na maternidade a partir de Elena Ferrante, que aborda maternidade compulsória e os estereótipos do maternar, atentando para a anulação do sujeito mulher em prol da manutenção do padrão heteronormativo e controlador dos corpos femininos. E Alissom Brum versará sobre a pesquisa Alfabetização midiática-visual: um direito humano na escola, que discute a relação entre a cultura da mídia e o território escolar, problematizando o papel dos professores e da escola na mediação dos conteúdos midiaticamente consumidos pelos estudantes. Ambos os trabalhos têm coautoria da professora Saraí Schmidt.
Já na quarta-feira, 28, também no período da tarde, o professor Marcos Santuario, coordenador do grupo temático do congresso Ética e direito à informação, apresentará o artigo Políticas públicas e o audiovisual brasileiro: acesso à informação, liberdade de expressão, pluralismo e diversidade cultural. O texto trata das políticas públicas implementadas no Brasil no que se refere à produção audiovisual, principalmente de documentários, que têm aumentado exponencialmente nas últimas décadas, e a relação que eles têm com o acesso à informação, à liberdade de expressão e às manifestações culturais.
Saiba mais
Realizado a cada dois anos, o Congresso Alaic reúne as principais universidades públicas e privadas da América Latina, com o objetivo de incentivar o ensino, a investigação e a reflexão sobre assuntos ligados à comunicação. Com uma trajetória de articulação interinstitucional, o evento busca analisar novos cenários e discutir problemas de comunicação.